Conversas com Wagner
Por Eugénio Harrington Sena
Conferências | Segundas, 6, 13, 20, 27 de janeiro | 18h30 Grande Auditório da CULTURGESTE | Entrada Gratuita
“Se alguém não ouviu Wagner em Bayreuth, então essa pessoa não ouviu nada! Leve muitos lenços porque vai chorar imenso. Leve também um calmante, porque se vai exaltar até ao delEugénio Harrington Sena escreveu sobre as conferências deste ano:
Eugénio Harrington Sena escreveu sobre as conferências deste ano:
“Depois do ciclo biográfico do ano passado, comemorativo do bicentenário do nascimento de Richard Wagner, proponho o aprofundamento de alguns temas que estiveram continuamente presentes ao longo da sua vida: amor, sexualidade, amizade, redenção, filosofia, religião e espiritualidade serão os leitmotive destas Conversas onde a voz de Wagner estará sempre presente, seja através de excertos musicais e dos poemas dramáticos, seja através de citações das suas cartas ou das memórias dos que com ele conviveram.
Nas duas primeiras sessões ouviremos as personagens femininas das suas obras identificando-as com as mulheres reais da sua vida. Avaliaremos, desse modo, a evolução do pensamento de Wagner “sobre o feminino”, assunto que o preocupou até à hora da sua morte. Na terceira sessão faremos um percurso pela ascensão e queda de muitas das suas relações de amizade, analisaremos a sua relação com outros compositores (de Weber a Liszt, passando por Mendelssohn, Meyerbeer e Berlioz) e a influência que exerceram na sua obra. Na última sessão veremos em detalhe a evolução da sua relação de amizade com Nietzsche e o que poderá ter provocado a sua rutura, e olharemos para os conceitos da metafísica wagneriana sobre a natureza humana que o levaram, nos últimos anos de vida, aos “escritos da regeneração” e à criação do Parsifal.
Regressamos, assim, à obra intemporal de Wagner procurando renovar o prazer que a revelação da sua música continuamente nos provoca, esperando que ela nos coloque cada vez mais próximos do “puramente humano” e da consciência daquilo que verdadeiramente somos.”
Eugénio Harrington Sena é licenciado em Engenharia Química e tem uma pós-graduação em Gestão das Artes. Foi diretor técnico da Culturgest (1993-2010) tendo desempenhado anteriormente diversas funções na Companhia Nacional de Bailado e no Teatro Nacional de São Carlos. Lecionou em cursos de Gestão Cultural e foi produtor, conferencista e encenador, na área de “óperas para crianças”. É um dos sócios fundadores do Círculo Richard Wagner Portugal.
Programa:
6 de janeiro
Sobre o Feminino em Wagner: Mulheres e heroínas. Amor, sexualidade e redenção. (1.ª parte: Senta, Venus, Elizabeth, Elsa e Sieglinde)
13 de janeiro
Sobre o Feminino em Wagner: Mulheres e heroínas. Amor, sexualidade e redenção. (2.ª parte: Isolde, Eva, Brünnhilde e Kundry)
20 de janeiro
Acerca de amigos e compositores: Histórias de admiração e traição na demanda da “música do futuro”. 27 de janeiro
O caso Nietzsche e a criação do Parsifal: Sexo, regeneração e espiritualidade.
Autor: pires