D.A.M.A ESTREIAM NOVO TEMA ‘A QUARENTENA MATOU-NOS’ (IV – desapegar)
Creditos: Ayaz Palma
FAIXA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL DIGITALMENTE E SERÁ INCLUÍDA NO PRÓXIMO ÁLBUM DO GRUPO A EDITAR NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO
Download/streaming: https://
Visual: https://youtu.be/4OmTQB90dEU
Ficha técnica – D.A.M.A – A Quarentena Matou-nos (IV – desapegar)
Produzido por: BloBlip / M4sk
Música e Letra: M4sk / D.A.M.A Drum
Programming: Miguel Coimbra / Miguel Cristovinho / M4sk
Keys and Sample – M4sk
Fx: Miguel Coimbra
Sax: Miguel Coimbra
Vocals: Miguel Cristovinho / Francisco Pereira / Miguel Coimbra / Bárbara Bandeira / Angie Costa
Guitars: Mike11 A&R – Duarte Figueira
Mix e Master por Michael “Mic” Ferreira na Sine Factory
“Durante o confinamento cada um de nós foi obrigado a parar de fazer o que habitualmente fazia no seu dia-a-dia.
Com essa paragem forçada, muitas pessoas tiveram a oportunidade e tempo de olhar para dentro e de rever a sua relação consigo mesmo e com os outros.
O que nos levou a questionar o verdadeiro porquê das coisas, e consequentemente, a revelar o desgaste que a rotina há muito camuflava.
O verbo associado a este tema é ‘desapegar’.
Temos que nos desapegar de umas coisas para nos apegar a outras, confiar que os novos apegos são parte do percurso e que fazem parte do processo de mudança.
Desapegar.” – D.A.M.A
No passado sábado, 18 de Julho, os D.A.M.A deram a conhecer mais um dos temas que fará parte do próximo registo de longa-duração da banda, que tem data de lançamento agendada para o último trimestre de 2020.
Depois da canção “ELA” (II – florescer), o coletivo lisboeta propõe agora um registo mais introspetivo com “A Quarentena Matou-nos (IV – desapegar)”, um testemunho sobre o desgaste provocado pela rotina derivada a este novo contexto, que se reflete nas várias áreas da sociedade e igualmente nas relações humanas, com as suas respetivas consequências, a nível individual e coletivo.
Ouvir aqui: https://
Desde o dia 10 de Janeiro 2020, depois de cerca de um ano e meio sem lançar música nova, os D.A.M.A começaram lançar um vídeo por mês (cada um correspondente a uma música, até ao lançamento do novo álbum). No entanto, a crise pandémica obrigou o mundo, as pessoas e a indústria cultural em particular, a adaptarem-se às novas circunstâncias. Por isso mesmo, os D.A.M.A alteraram a regularidade do lançamento dos novos temas do álbum até à edição do mesmo, prevista para o último trimestre de 2020, sem contudo deixarem de lançar novidades.
Os temas/vídeos que farão parte do novo trabalho estão associados a um verbo que, por consequência, corresponde a um capítulo. Todas as canções estão assim interligadas, lírica e visualmente, unificando assim o trabalho final que será o novo álbum.
Temas já lançados:
“TENTO” (I – transformar)
Download/Streaming: https://damaumbocado.lnk.to/
Vídeo: https://youtu.be/ecjfwscd7go
‘ELA’ (II – florescer)
Download/streaming: https://DAMAEla.lnk.to/
Ver vídeo: https://youtu.be/HXcQOnUCdLI
‘UM BOCADO’ (III – afundar)
Download/Streaming: https://damaumbocado.lnk.to/
Vídeo: https://youtu.be/ecjfwscd7go
“A Quarentena Matou-nos (IV – desapegar)”
Download/streaming: https://
Visual: https://youtu.be/4OmTQB90dEU
“OH NO” feat. MIKE 11 (IX – enamorar)
Download/Streaming: https://damaohno.lnk.to/
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=
+Info:
O processo de criação do novo trabalho de estúdio dos D.A.M.A foi desenvolvido no recém-inaugurado estúdio do colectivo (Bloblip Studios), onde o grupo recebeu várias pessoas que admiram e com as quais teve o prazer de colaborar, em regime de partilha artística, vocal, musical, quer na produção ou realização de vídeos. É a partir desta sua ‘nave-mãe’ que os D.A.M.A pretendem espalhar a mensagem deste álbum, como uma autêntica viagem sonora, emocional, criativa e visual.
A ligação entre as canções será evidente e vai concretizar-se não só em termos sonoros, como a nível lírico, de storytelling e visual (essencialmente através dos filmes que irão acompanhar cada uma das canções). Cada tema irá viver por si mas todos eles completar-se-ão numa só obra.
“Temos tido a sorte que as pessoas tenham feito das nossas canções as suas próprias canções e que estas façam parte das suas vidas. É esse o nosso combustível.
Desafios e novas experiências levaram-nos a ir ainda mais além nesse propósito e só conseguiremos chegar às pessoas se elas sentirem a nossa essência. O nosso objectivo é, desde sempre e para sempre, surpreendê-las e surpreendermo-nos”.
D.A.M.A: Francisco Maria Pereira (‘Kasha’), Miguel Coimbra (‘Mike’), Miguel Cristovinho (‘Cristo’)