Sábados para a Infância regressam ao palco do TCSB em Outubro
O regresso dos Sábados para a Infância é o grande destaque da programação de Outubro do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. A oficina de Ana Biscaia, os “Bichos” de Miguel Torga pelo Varazim Teatro e as marionetas da Limite Zero são as propostas d’A Escola da Noite para o público familiar da cidade.
Também de volta está o Clube de Leitura Teatral, com duas peças da dramaturga galega Vanesa Sotelo.
Sábados para a Infância
É com particular alegria que A Escola da Noite anuncia o regresso dos Sábados para a Infância no TCSB. Cabe à ilustradora Ana Biscaia, parceira regular desta iniciativa desde o seu início, em 2015, dinamizar a sessão de abertura, no dia 9, com a oficina “O retrato (aquilo que não se vê)”, dirigida a maiores de 6 anos. Partindo do livro com o mesmo nome, recentemente editado pela Xerefé (com texto de Clovis Levi), Ana Biscaia propõe a construção de “um livro onde saberemos dizer que retrato é o nosso ou que retrato é o do outro”, brincando “ao surrealismo, às colagens, aos sonhos e às realidades”. A oficina tem a duração de 3 horas e a inscrição, que pode ser feita por e-mail ou telefone, custa 15 Euros.
Pela primeira vez no TCSB, a Companhia Certa da Varazim Teatro (Póvoa de Varzim) traz a Coimbra “Bichos”, de Miguel Torga, com encenação e dramaturgia de José Caldas. O touro Miura e o corvo Vicente são as personagens em destaque, num espectáculo criado a pensar nos públicos de todas as idades, a partir dos 6 anos. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e já podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro.
No último fim-de-semana do mês, a Limite Zero apresenta duas sessões de “Em busca do planalto perdido”, um espectáculo de teatro de marionetas que nos conta a história de “dois destemidos abutres do Egipto, os últimos do planeta”, confrontados com o perigo de desaparecimento da espécie. A peça estreou em 2018 e é uma co-produção com o Teatro Municipal de Bragança, o Museu da Marioneta de Lisboa e a Alma d ́Arame. Os seus criadores assumem como ponto de partida “a preocupação com a extinção em massa e as suas consequências na biodiversidade – maior vulnerabilidade perante catástrofes naturais e alterações climáticas”. As duas sessões em Coimbra têm lugar no dia 30 de Outubro, às 11h00 e às 16h00. Na véspera, dia 29, sexta-feira, às 15h00, terá lugar uma sessão para o público escolar, para a qual também já é possível efectuar reservas.
Clube de Leitura Teatral com Vanesa Sotelo
Depois do interregno do Verão, está também de volta o Clube de Leitura Teatral, iniciativa conjunta d’A Escola da Noite e do Teatro Académico de Gil Vicente. A dramaturga e encenadora galega Vanesa Sotelo é a convidada para abrir a temporada 2021/2022 e traz-nos excertos de duas peças escritas por si: “Nome: Bonita”, distinguida com o Prémio Mondoñedo10 para melhor texto dramático da década em língua galega (2018), e “Espécies Lázaro”, a sua mais recente criação, recentemente estreada em Portugal pela companhia Teatro Art’Imagem.
Vanesa Sotelo nasceu em Cangas do Morrazo, Pontevedra, em 1981. Em 2008 trabalhou como dramaturga residente para o Centro Dramático Galego com a criação “Estigma”, e em 2009 como artista residente para a mesma instituição com o projeto “Corpo-puta-vaca-berro”. Em 2010 obteve o Prémio do Júri do IV Certame ‘Diario Cultural’ de Teatro Radiofónico com “Indoor” e o XIII Prémio Josep Robrenyo com “Memoria do incendio”. Em 2011 recebeu o Prémio Abrente de Textos Teatrais com “Campo de Covardes”. Em 2014 foi seleccionada para o III Programa de Desarrollo de Dramaturgias Actuales do Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música com a peça “Nome: Bonita”. Ao longo da sua trajectória profissional de mais de quinze anos de experiência, os seus trabalhos foram apresentados em festivais da Galiza, Portugal, Brasil, México, Colômbia e Venezuela. Actualmente, combina o seu trabalho criativo na companhia Incendiaria com a docência em diferentes colectivos e instituições da Galiza e de Portugal.
A sessão de leitura dos seus textos terá lugar no TCSB no dia 12 de Outubro, terça-feira, pelas 18h30. A presença em Coimbra de Vanesa Sotelo será ainda aproveitada para a realização de uma masterclass sobre o seu trabalho, marcada para 13 de Outubro, pelas 11h00, na Sala Brincante da Cena Lusófona, no Pátio da Inquisição. Ambas as iniciativas têm entrada gratuita, sendo no entanto aconselhável efectuar reserva prévia, devido à lotação limitada das salas.