DELTA TEJO 2010

AS PRIMEIRAS CONFIRMAÇÕES

Carlinhos Brown, NNEKA e Buraka Som Sistema são as primeiras confirmações para a edição deste ano do Festival Delta Tejo. Os bilhetes já estão à venda!

A 4ª edição do Festival Delta Tejo arranca no dia 2 de Julho, e até ao dia 4 vai abalar o Alto da Ajuda com os ritmos quentes dos países produtores de café. Nneka, Carlinhos Brown e Buraka Som Sistema são presenças já confirmadas no palco maior – o Palco Delta – do Festival mais lisboeta do Verão.
A nigeriana Nneka oferece ao público a tradição africana fundida com uma visão europeia que resulta numa viagem pela world music, hip-hop, raggae e soul. Do Brasil, Carlinhos Brown, cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro vai trazer as batucadas ao Festival, enquanto que os Buraka Som Sistema, prometem contagiar o Alto da Ajuda com o seu já famoso kuduro progressivo.
Já na sua 4ªedição, o Delta Tejo reforça este ano a bandeira sustentável, apostando na melhoria do recinto. O Festival que até agora permitiu criar bosques e separar resíduos, que promoveu o “car sharing”, criou as primeiras saquetas de açúcar amigas do ambiente e ainda um site 100{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} ecológico, vai dar continuidade à melhoria das infra-estruturas de Monsanto, procurando cumprir a meta de impacto zero.
Novos nomes e novidades do Delta Tejo a serem anunciadas brevemente.
NNEKA
Nneka Egbuna nasceu na Nigéria, mas é na Alemanha que reside desde os seus 19 anos. Dona de uma voz rouca e sincera e com uma personalidade independente, a cantora adoptou o hip-hop como a voz da sua geração, aplicando na música os seus instintos criativos e explorando um vasto e farto leque de sonoridades inovadoras: uma verdadeira odisseia Afrobeat! O facto de ter ido viver para a Alemanha deu-lhe uma grande oportunidade para se exprimir e para procurar explorar mais sobre a sua vida e o seu desenvolvimento pessoal. Tudo isto, aliado ao seu estilo marcante, à sua rebelde cabeleira, penteada em estilo black power revelando as suas origens africanas, ao seu estilo de composição cru mas distinto e às suas harmonias, fazem de Nneka uma compositora fenomenal com muita alma e groove. “Victim of Truth”, o seu primeiro disco (lançado em 2005), passou despercebido aos olhos do público mais mainstream, embora tenha sido reconhecido pelos críticos mais atentos ao afirmarem que ! o disco era “… tão bom quanto o álbum “The Miseducation of Lauryn Hill”. O segundo álbum, uma oferta de amor, esperança e optimismo dedicado ao povo de Warri, sua terra natal, e do delta do rio Níger, continua o percurso inicial, contando com a produção do seu colaborador e amigo de longa data, DJ Farhot, um dos principais responsáveis por todo um caminho de sucesso. “Heartbeat” é o tema mais amplamente reconhecido pelo público Português e será certamente um dos momentos altos do 4.º Delta Tejo.
CARLINHOS BROWN
Carlinhos Brown é dotado de múltiplos talentos…Destaca-se como cantor, músico, produtor, compositor e agitador cultural. Reconhecido internacionalmente como um dos artistas mais criativos e participativos do actual cenário musical brasileiro, tem na sua sonoridade a percussão como marca registada, propondo uma fusão de ritmos que ultrapassa os géneros resultando numa harmonia pop e universal. O seu percurso é brilhante e extenso, teria matéria para um livro! Como músico, integrou bandas de artistas tão importantes como João Gilberto, Caetano Veloso, João Bosco e Djavan. Como compositor tem mais de 400 obras gravadas por intérpretes consagrados como Maria Bethânia, Gal Costa, Cássia Eller, Ney Matogrosso, Tribalistas (onde se juntou a Arnaldo Antunes e Marisa Monte num dos projectos mais bem sucedidos de sempre da história da música brasileira), entre muitos outros. Gravou cinco discos, dois DVD’s a solo, quatro álbuns colectivos. Produziu, pesquisou, recuperou músicas…! As suas composições, que contam com a participação tanto de artistas brasileiros como do resto do mundo, gozam de uma riqueza melódica, muita poesia e muito ritmo, sejam eles baladas românticas ou ritmos carnavalescos. Sempre acompanhado pela sua banda, os seus concertos ao vivo emanam uma alegria a rigor aliada a uma virtuosa musicalidade, oferecendo mais do que um grande espectáculo, uma experiência sonora única!
BURAKA SOM SISTEMA
“Isto é Buraka, isto é a ascensão da periferia enquanto força criativa, isto é música para todos os mundos!”. Os Buraka Som Sistema dispensam qualquer apresentação! As batidas de “kuduro progressivo”, como eles lhe chamam através do seu aclamado single “Yah!”, que juntam pedaços de breakbeats e hip hop são já um fenómeno que tem feito um percurso brilhante em conquista do Mundo. Outros temas de grande sucesso como “Wegue Wegue” ou “Kalemba”, rodaram em todas as pistas de dança, nacionais e internacionais, do Reino Unido aos Estados Unidos da América, passando pelo país de nuestros hermanos onde . O resultado do seu trabalho revela-se tão contagioso que ninguém fica indiferente a este colectivo de produtores, MCs e vocalistas da Grande Lisboa. O seu último álbum, “Black Diamond”, editado no Verão de 2008 e que contou com o “Sounds of Kuduro” como o seu primeiro single, fez uma vez mais estremecer edifícios. Contou com participações vocais muito especiais de vários MCs! como a britânica M.I.A, habituada a navegar por sonoridades marginais, os angolanos Puto Prata, Saborosa e Dj Znobia, um dos arquitectos do novo Kuduro. O vídeo, filmado em Luanda, serviu como introdução ao universo Kuduro. As reacções foram imediatas e as críticas na blogosfera tão favoráveis que se transformou num acontecimento virtual. No Delta Tejo prometem mais um concerto verdadeiramente explosivo!

Notícia: Música no Coração

Autor: inside