EDIÇÃO MEMORÁVEL NOS primavera sound

NOS PRIMAVERA SOUND

EDIÇÃO MEMORÁVEL NOS primavera soundCOM ACTUAÇÕES HISTÓRICAS E MAIOR AFLUÊNCIA DE SEMPRE

A quinta edição do NOS Primavera Sound trouxe ao Parque da Cidade do Porto mais de 80 mil pessoas. Dos passes gerais, esgotados semanas antes do início do festival, 50{32b4486515d0a5abfadefb82dc72bb6fc0b678301881c70cec7f997124f6ddb6} foram vendidos em Portugal e 50{32b4486515d0a5abfadefb82dc72bb6fc0b678301881c70cec7f997124f6ddb6} no resto do Mundo, reunindo 58 nacionalidades.
O concerto da britânica PJ Harvey, que mostrou porque continua a ser uma das figuras mais carismáticas e incontornáveis da música, o emotivo concerto de Brian Wilson numa viagem por “Pet Sounds”, obra mestra dos Beach Boys, e a presença etérea dos islandeses Sigur Rós são alguns dos momentos que ficam para a história, nesta edição do NOS Primavera Sound.
Durante o fim de semana, meia centena de artistas passou pelo Parque da Cidade. Da ampla paleta de estilos e origens, destaca-se a abertura com os portugueses Sensible Soccers; a combinação de electrónica e jazz dos Floating Points; as guitarras contundentes dos Mudhoney, imprescindíveis para entender a evolução da música alternativa mais actual; os Beach House a provar porque são uma das bandas mais importantes da actualidade; a subtileza electrónica do duo Kiasmos; a passagem pelos anos 80 dos Destroyer; o rock criativo dos americanos liderados por Bradford Cox, Deerhunter; as melodias fortes dos Dinosaur Jr. e a força implacável das Savages, umas das grandes confirmações desta edição.
Pelo terceiro ano consecutivo, o NOS Primavera Sound levou o espírito do festival à cidade. O Primavera nas Virtudes contou com os concertos dos portugueses Holy Nothing, X-Wife, Batida DJ Set e Mister Teaser. O público infantil é cada vez mais um dos protagonistas do festival, como se verificou na segunda edição do Mini NOS Primavera Sound: crianças e adultos puderam celebrar a Primavera ao som de Benjamim, They’re Heading West com convidados e Luísa Sobral. Além das actuações, diversos workshops e actividades criaram uma tarde repleta de animação para toda a família.
Hoje, com o festival ainda a decorrer, o destaque vai para a presença dos portugueses Linda Martini; do duo francês Air, que celebra 20 anos de canções; o post-rock de Explosions In The Sky; o regresso aos palcos de Drive Like Jehu; o poder do rock de Ty Segall com The Muggers; a electrónica em grande escala dos alemães Moderat; a pop pujante de Car Seat Headrest; o punk festivo de Titus Andronicus e a participação dos catalães Manel.
Em 2017, o NOS Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade nos dias 8, 9 e 10 de Junho. Dia 4 de Julho, segunda-feira, ficam disponíveis os primeiros mil passes gerais para a sexta edição.
Os parceiros do NOS Primavera Sound, nomeadamente a NOS e a Câmara Municipal do Porto, têm sido uma parte fundamental para a consolidação do festival.
Rita Torres Baptista, Directora de Marca e Comunicação da NOS refere que a marca está muito satisfeita com o sucesso desta quinta edição do NOS Primavera Sound, que comprova que a simbiose entre a Música, a Natureza e a cidade do Porto é a formula certa.
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, afirma-se muito satisfeito com a consolidação do festival e o seu anunciado regresso em 2017 e sublinha o reforço da vertente sustentabilidade desta edição, que permite, cada vez mais, manter a absoluta integridade do Parque da Cidade, que é só por si uma das principais atracções do evento.
José Barreiro, director do NOS Primavera Sound sublinha que esta edição é um marco na história do festival, pela qualidade musical e pela afluência histórica. O recinto e as suas infraestruturas foram adaptadas para responder ao crescimento de público, ficando assim preparado para receber o aumento de visitantes que se prevê em 2017.