EDITORS – FESTIVAL MARÉS VIVAS

Os Editors vão marcar presença na edição deste ano do Festival Marés Vivas. A actuação está marcada para o dia 17 Julho juntando, assim, à actaução de Ben Harper, marcada, também, para dia 17.

Os quatro membros da banda EDITORS são os primeiros a admitir que não são originários dos principais pontos de inglaterra do Rock’n’Roll. O vocalista Tom Smith é de Stroud, o guitarrista Chris Urbanowicz de Nottingham, o baterista Ed Lay de Ipswich e o baixista Russel Leetch é o único de perto de Brummie, é de Solihull. Pode ser esta base geográfica que leva a banda a afirmar que “o Rock’n’Roll não vem das nossas raízes”, mas que vários acontecimentos sugerem uma mudança. Já estava tudo preparado quando Ed se juntou à banda, e assim nasceram os EDITORS. A banda foi fundada na Universidade de Stafford, e, quando terminados os cursos, os quatro elementos mudaram-se para Birmingham que era a maior cidade mais perto dos quatro e onde morava o manager.

O primeiro acordo foi com a rejuvenescida e independente Kitchenware, mesmo tendo propostas de editoras maiores, no final de 2004. Esta foi uma decisão muito pensada pela banda, evitando grandes alaridos e mantendo o cuidado, atenção e liberdade que oferece uma editora independente. O primeiro fruto da parceria com a Kitchenware foi a estreia do single limitado “Bullets”, em Janeiro desse ano. Esgotado dois dias depois do seu lançamento, “Bullets” lançou os Editors num instante, e logo de seguida o segundo single, “Munich” chegou ao top 20 impeliu a banda para o palco Spanking New Music Week da MTV, para as rádios Radio 6, Radio One e Xfm e ainda para as páginas do NME, The Fly e The Sunday Times Culture, que comentaram:
“Munich traz mais urgência, paixão e poder para o curta vida da banda, algo que muitas bandas têm de gerir num albúm inteiro”

Com concertos na sua tour de estreia e uma sub-consequente segunda fase alargada da tour a conseguir atrair muita atenção do público e dos media, os Editors estavam então prontos para lançar o seu album de estreia antecipado, “The Black Room”, a 25 de Julho. O álbum realçou a banda e aumentou o número de fãs com faixas ao vivo e algumas músicas novas, permitindo também que a banda alargasse um pouco os horizontes.

Em 2007 é lançado o segundo álbum “An End Has a Start” que chegou ao primeiro lugar do top de vendas britânico e lhes garantiu uma nomeação para “Melhor Banda” nos Brit Awards.

O terceiro álbum de originais, “In This Light and On This Evening” foi lançado em Outubro de 2009. O primeiro single lançado foi “Papillon” e o segundo “You Don’t Know Love”. O álbum tem ainda um CD bonus chamado “Cuttings 2”, com cinco músicas.

Tom Smith explicou porque decidiram mudar de rumo “Se tivessemos tentado fazer outro álbum tradicional de guitarra, acho que não teríamos conseguido acabá-lo..para nossa própria sanidade mental, tinhamos de fazer algo nunca antes feito”.

Disse também que o tom industrial do álbum partiu de uma sessão que decorreu em 2008, antes de terem Flood como produtor. O baixista Russel Leetch disse que a experiência de trabalhar com Flood tem sido “a mais divertida que já tivemos num estúdio” e insinuou que a banda gostava de repetir a experiência. A terra-natal de Smith, Londres, domina o álbum tanto a nível lírico como musical. O vocalista afirma: “Eu creio que está em todas as músicas. No tempo e local certos, na luz e na noite certa, algo que já foi visto um milhar de vezes pode ainda conseguir cortar-te a respiração enquanto por trás se ouvem zumbidos e sussurros electrónicos em muitas das músicas imitando o constante ruído da cidade.

Devido aos espectáculos absolutamente arrasadores, os Editors estabeleceram-se rapidamente em Portugal como uma banda de culto.

Notícia: Porto Eventos

Autor: inside