FUNCHAL JAZZ – 8, 9 e 10 de Julho

KENNY BARRON e DAVID SANCHEZ

 

O Parque de Santa Catarina, no Funchal, recebe a 11ª Edição do Funchal Jazz e as actuações de Kenny Barron e David Sanchez estão já algumas das presenças confirmadas.

A 11ª edição do Funchal Jazz está a chegar e, mantendo aqueles que têm sido os objectivos de sempre, queremos, uma vez mais, marcar a diferença e prosseguir com o objectivo de realizar no Funchal um evento que se distinga, pela qualidade e singularidade, no panorama nacional de festivais de Jazz.

Reunindo em torno desta iniciativa a população e instituições culturais, tentando sempre cativar o público, cada vez mais exigente, que o festival tem vindo a conquistar, sobretudo entre os mais jovens, o Funchal Jazz volta a convocar intérpretes de excelente nível para preencherem as três noites do Festival.

Nunca esquecendo os músicos locais e o papel que tiveram na divulgação deste género musical, este ano o festival vai homenagear o músico madeirense JOÃO SOUSA.

Logo no primeiro dia, o Funchal Jazz convida dois grandes nomes do Jazz internacional: KENNY BARRON, acompanhado pelo convidado especial DAVID SANCHEZ.
Com o seu estilo criativo, articulado e distinto, Kenny Barron é um dos expoentes do Jazz contemporâneo. Enquanto fazia a sua aprendizagem ao lado de músicos como Stan Getz e Miles Davis, Kenny Barron foi construindo um estilo singular que o transformou num dos mestres do maisnstream moderno. Hoje em dia, para além de ser um professor respeitado, continua a criar música de excepcional qualidade e a deslumbrar públicos de todo o mundo com o seu invulgar talento como pianista.

David Sanchez é um dos mais completos saxofonistas da cena contemporânea, vencedor do Grammy latino para o melhor álbum instrumental de 2005, continua a surpreender com um extraordinário virtuosismo e criatividade. A sua música fortemente inspirada em Miles Davis e John Coltrane, entrelaça diferentes ritmos e sons com originalidade e ousadia.

Antecedendo a actuação do KENNY BARRON TRIO, acompanhado de DAVID SANCHEZ, haverá ainda a oportunidade de escutar um projecto que tem vindo a dar que falar na cena jazz nacional: VOZES 3, um ensemble composto por três grandes talentos do jazz nacional: MARIA JOÃO, MARIA VIANA e MARIA ANADON, três vozes distintas e que dispensam apresentações, encontram-se em palco, unidas pela paixão de criar música de forma livre e constante, celebrando o jazz e a voz, interpretando temas originais e clássicos do Jazz e do cancioneiro americano.

Paralelamente aos concertos que decorrerão no palco principal, enquadrado pelos frondosos jardins do Parque de Santa Catarina, haverá lugar para a tradicional Feira do Disco Jazz & Blues.

O Funchal Jazz Festival continua a ser um acontecimento a não perder para todos os amantes da música e não faltam motivos para assistir à edição 2010 deste evento. Por isso esperamos que, como habitualmente, os madeirenses respondam ao convite e se juntem à grande festa do Jazz que nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho voltará ao aprazível recinto do Parque de Santa Catarina.

Autor: inside