EDPCOOLJAZZ Edição 2015

Edição 2015 do festival mais cool

Mark Knopfler é o primeiro nome confirmado na 12ª edição do edpcooljazz, subindo ao palco a 28 de julho de 2015, no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras.

Oeiras, 26 de setembro de 2014 – Está confirmado o primeiro grande nome da 12º edição do edpcooljazz, a realizar-se em julho do próximo ano.

Mark Knopfler, líder e ex-guitarrista da lendária banda Dire Straits, vai atuar em Portugal a 28 de julho, no edpcooljazz, no Estádio Municipal de Oeiras/Parque dos Poetas. Esta será a primeira e única oportunidade que os fãs portugueses do músico britânico irão ter para ouvir ao vivo o novo álbum “Tracker”, que será lançado no próximo ano, mas também os grandes clássicos da sua carreira.

De hoje até ao dia 02 de outubro a venda será exclusiva no site do artista, markknopfler.com. Os bilhetes estarão à venda nos locais habituais a partir do dia 03 de outubro.
Knopfler, que está neste momento a ultimar este novo trabalho no seu estúdio de British Grove em Londres, tocará com os 7 elementos da banda que o têm acompanhado nestas últimas décadas: Guy Fletcher (teclados), Richard Bennett (guitarra), Jim Cox (piano), Mike McGoldrick (flauta e flautim), John McCusker (violino e cítara), Glenn Worf (baixo), e Ian Thomas (bateria).

Tracker é o nono álbum a solo do músico, numa sequência que teve início em 1996 com o lançamento do Golden Heart. Este novo trabalho contém também performances de artistas convidados como Ruth Moody, Bruce Molsky, Nigel Hitchcock e Phil Cunningham.
Mark Knopfler é considerado por muitos como um génio da guitarra e um dos maiores fazedores de canções de sempre. Celebrizou-se pela sua passagem pelos Dire Straits, uma das bandas mais influentes da música pop/rock contemporânea, que liderou na guitarra e enquanto vocalista de 1978 até 1995, e onde alcançou sucesso planetário.
A sua carreira foi também marcada pela colaboração com outros artistas, como Bob Dylan, B. B. King, Eric Clapton e Emmy Lou Harris, na produção de álbuns para Randy Newman, Bob Dylan e Tina Turner, e na banda sonora de vários filmes entre os quais Momento Inesquecível (Local Hero) ou A Princesa Prometida (Princess Bride).

O seu trabalho a solo teve início no final da década de 90 com o lançamento de vários álbuns: Golden Heart (1996); Sailing to Philadelphia (2000); The Ragpickers Dream (2002); Shangri-La (2004); One Take Radio Sessions (2005); Kill To Get Crimson (2007); Get Lucky (2009).
Vencedor de múltiplos Grammys e criador de êxitos gigantes como “Money For Nothing”, “Sultans of Swing”, “Romeo and Juliet” e “Walk of Life”, “What It Is” e “Sailing To Philadelphia”, Knopfler continua a combinar a ironia das suas letras com a sua proeza à guitarra.

Autor: pires