ESPÍRITO estreia a solo de Toli César Machado
Sexta-feira, dia 13, é um bom dia para soltar o ESPÍRITO.
ESPÍRITO é a nova visão musical de Toli César Machado, compositor do GNR (Grupo Novo Rock) há cerca de 35 anos, que agora se estreia a solo, como compositor de todas as canções.
A solo, mas pouco, pois ESPÍRITO é mais um coletivo, senão vejamos: Para a lírica das canções, o compositor convidou José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Adolfo Luxúria Canibal e Jónatas Pires num jogo de sedução criativa, onde em alguns temas o compositor se inspirou na lírica, e noutros o escritor se inspirou na música, num resultado surpreendente;
Para dar voz a oito dos dez temas, Toli César Machado convidou Ricardo Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Selma Uamusse, Dom La Nena e Marcela Freitas. Com uma clara intuição por parte do autor de que estes seriam os cantores certos para cada uma das canções, estes com as suas magníficas interpretações acabaram por as elevar ao sublime.
Não menos importante também a colaboração de Rui Maia (X-Wife e Mirror People), convidado para a produção do álbum, no qual mergulhou a fundo e que com a sua estética musical marcada acabou por ter uma contribuição decisiva no resultado final.
ESPÍRITO é música portuguesa com inspiração na interculturalidade, um projeto global que pretende expressar o espírito lusófono em constante mutação.
É música portuguesa.
De Portugal para o Mundo!