EXPEÃO “PIRÂMIDES DO BAIRRO”

“PIRÂMIDES DO BAIRRO” – NOVO VÍDEO

“Pirâmides do Bairro” é o novo vídeo de Expeão, e o terceiro single do álbum “O Fim De Todas As Estradas”.

Este álbum, editado pela Meifumado Fonogramas, foi composto na íntegra pelo músico, recorrendo a vários instrumentos vintage, sem samples, sem loops e sem computador.
“Pirâmides do Bairro” faz uma analogia entre os blocos do bairro e as pirâmides do cairo, a verticalidade hierárquica desde quem vive na base de um sistema desigual de poder, a maioria, que vive em bairros pobres, e quem está no topo dessa pirâmide. Retracta o sonho e a vida na dura realidade de quem vive nos bairros e guetos urbanos da cidade do Porto, e a luta para escapar, contornar e conseguir continuar a sonhar “alto nas ruas em baixo”.
O vídeo relata a história de 3 jovens, inspirados por 3 artistas mais velhos: um grafitter, um bboy e um lutador de Muai Thai que vão crescendo e tornando-se naquilo que sonharam, passando de simples observadores dos processos artísticos dos seus ídolos a sujeitos praticantes das suas artes, escapando da vida que os podia levar à tragédia e à dissipação dos seus talentos.
Rui Pina (Expeão), já conhecido pelas suas acções activistas, integrou o projecto Invictus, desenvolvido a convite de Joana Costa, nas escolas da Segunda Oportunidade de Matosinhos e EB Prof. Óscar Lopes. Estes jovens, tidos como jovens de risco de abandono escolar, puderam durante alguns meses escrever, desenhar, dançar e rappar, acompanhados por artistas do hip-hop, como Expeão, Third DNT ou Bboy Aiam. O hip-hop é uma das formas de expressão mais utilizadas nas vivências de rua, discutindo-se o que se vê, o que não se vê, mas se sabe, o que se sente, o que não se gostaria de sentir. Canaliza a agressividade e frustração que vem do crescer em sítios de despejo, de sofrimento, de tráfico, de abusos, de impotência.
O vídeo é realizado por Diego Yañez (da produtora Kambio Studios), também sujeito e autor documental do projecto Invictus.

Autor: pires