Festival Sons em Trânsito ’16

Programação completa foi hoje anunciada em conferência de imprensa

Festival Sons em Trânsito '16

Foi hoje anunciada a programação complementar do Festival Sons em Trânsito, que confirma RIOT, Toty Sa’Med, Ana Sofia Paiva e Fogo Fogo. A conferência de imprensa decorreu no Teatro Aveirense e contou com a presença de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Pina, Director do Teatro Aveirense e Vasco Sacramento, programador do festival e Director da Sons em Trânsito.
O Festival Sons em Trânsito’ 16 – VII Festival de Músicas do Mundo de Aveiro regressa de 23 a 26 de Novembro e volta a colocar o centro do mundo em Aveiro. Nove anos após a última edição, o evento ganha uma segunda vida graças a uma parceria celebrada entre a Sons em Trânsito, o Teatro Aveirense e a Câmara Municipal de Aveiro.
O Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, destaca uma “aposta que segue a lógica de ir ao passado recuperar as boas tradições do Teatro. É uma recuperação que espelha a boa fase do Teatro e do Município”. Ressalvando ainda a necessidade de continuidade deste evento, afirma que “não queremos que a edição de 2016 represente um renascimento porque, na verdade, queremos que o Festival Sons Em Trânsito seja sempre uma marca das nossas vidas.”
O Director do Teatro Aveirense reforça a importância da Sons em Trânsito neste evento. “É preciso honrar as marcas do passado, nomeadamente a marca Sons em Trânsito, que é uma marca fortíssima.” Destacando a importância da cultura na cidade e o papel que este evento tem na sua programação, José Pina sublinha que “nesta nova fase do Teatro a música é uma área prioritária. Neste sentido, queremos apostar numa programação mais regular, nomeadamente de world music.”
Já Vasco Sacramento revela a união que sempre existiu entre a empresa e a cidade de Aveiro. “Durante estes 9 anos aconteceu muita coisa, tornámo-nos uma empresa maior, pelo que este regresso é de coração, porque marca um regresso ao início.” O programador do festival e Director da Sons em Trânsito reforça ainda a necessidade de um evento desta natureza em Aveiro e no país. “Não sabemos muito bem o que vai acontecer, porque foram 9 anos de intervalo. Esta é uma edição em que tentámos manter a estrutura da programação de raiz do festival para ver como somos recebidos e para podermos pensar depois em possíveis alterações, a partir da edição do ano que vem.”
Uma das novas confirmações é Ana Sofia Paiva, formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que traz ao VII Festival de Músicas do Mundo uma actuação onde junta a arte de contar à de cantar, utilizando para isso referências de tradição portuguesa e internacional.
Toty Sa’Med tem sido uma das figuras mais proeminentes da nova música africana, destacando-se não só as suas incursões pelo Semba, como as colaborações com músicos das mais variadas áreas.
Para animar as noites do Festival Sons em Trânsito estão confirmados RIOT, membro fundador de Buraka Som Sistema, e Fogo Fogo, que conta com membros dos Orelha Negra. Dois projectos que aliam à música de dança os ritmos africanos.
Esta programação complementar agora anunciada junta-se aos concertos, a atracção principal do evento. Durante quatro noites, o Teatro Aveirense serve de palco a artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Mali e, claro, Portugal.