INCRÍVEL CLUB – ARTE DE BEM RECEBER

INCRÍVEL CLUB - ARTE DE BEM RECEBERAlmada viu nascer um novo espaço virado para as artes. Do cinema aos inevitáveis cafés concerto, ou passando mesmo pelo novo circo ou os audiovisuais, o Incrível Club é um espaço abrangente, para público de várias idades.

Remodelado o antigo cine teatro, Almada tem assim um novo espaço de diversão, entretenimento e de formação cultural, extremamente convidativo.

Com visita marcada para breve da nossa parte, eis algumas das linhas gerais reveladas ao Inside pela organização do Incrível Club, ainda com poucos mas promissores dias de vida.

INCRÍVEL CLUB

“O Incrível Club é o novo lugar, em Almada, d’acolhimento à arte e à promoção artística e onde o café-concerto acontece!
Aberto a várias áreas artísticas mas com uma direcção para o Novo Circo, a Música, a Arte Pública e os Áudio Visuais. Privilegia a Formação e os Encontros.”

CONTEXTO

“As colectividades foram lugares mágicos; ofereciam aos seus habitantes um lugar de reunião pública, onde o teatro, o cinema e outras actividades culturais, os bailes, as conferências e diversos encontros sociais enriqueciam a vida quotidiana.

Hoje nestes tempos de perturbação económica e bulímia televisiva, o fosso entre gerações aprofunda-se: os lugares de intercâmbios populares foram sendo progressivamente abandonados. Esta ausência de espaços de encontro deixa um vazio. As cidades precisam de lugares particulares, onde seja possível estimular e desenvolver novos projectos, mas acima de tudo que público e artistas se encontrem frente a frente, lado a lado , mas que se encontrem!”

Um Cine Teatro Mágico

“Em Almada na mítica colectividade Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, a mais antiga da região, existe um antigo Cine-Teatro, carismático, de charme incontestável, pertença do imaginário e herança da cidade de Almada, vivo na memória afectiva de uma geração que o frequentou e outra que dele ouviu falar, esteve encerrado durante anos e reabriu com o projecto Incrível Club arte de bem receber, um projecto feito de memórias e vontades de viver e que encontrou neste lugar uma forte inspiração. Este antigo cinema, com o seu projector de 35mm e o écran em bom estado, foi decorado com um mobiliário variado, evocação de épocas e espaços conforme o gosto e o estado de espirito com o propósito de acolher artistas e público num ambiente de bem estar. ”

HISTORIAL DO PROJECTO

“Desde a abertura do “Incrível Club”, em Fevereiro de 2004 e contando com a colaboração de vários parceiros, em áreas distintas, apresentámos uma programação variada. E o velho cinema reencontrou o público…

No ano de 2005 é nossa intenção, continuar a desenvolver o projecto, dotando-o de bases para que no futuro seja um lugar de referência cultural.”

LOCALIZAÇÃO

“A sua localização estratégica (centro histórico, facilmente identificável graças à torre da antiga Câmara), ao sul do Tejo, a 20 minutos da Praça do Comércio, e seu itinerário pedestre insólito (antigas docas à beira do Tejo, elevador panorâmico, vista privilegiada sobre Lisboa), fazem da Incrível um lugar propício a seduzir Almadenses, assim como Lisboetas ou visitantes mais longínquos. E é sempre bom receber e ouvir boas novas.”

Fonte:
incrivel club
[email protected]

Autor: Pedro Miguel Vieira