Jason Moran and The Bandwagon

Jazz na Culturgest

Jazz| 22 de fevereiro | 21h30 Preço: 15€; até aos 30 anos: 5€

Desde a sua impressionante emergência na cena musical nos finais da década de 1990 que Jason Moran tem provado mais do que o seu brilhantismo como músico. A sua reputação afirmou-se enquanto músico que arrisca e que explora novas direções para o jazz.Em quase todas as categorias que importam – improvisação, composição, conceito de grupo, repertório, técnica, experimentação – Moran, com a sua banda The Bandwagon, desafia o status quo e é considerado como fazendo parte daqueles que estão a fazer “o futuro do jazz”.

A mais recente gravação de Moran, TEN (Blue Note, 2010), celebra o 10.º aniversário dos The Bandwagon. Este trio pioneiro é um dos mais duradouros e criativos trios com piano do jazz atual. TEN foi considerado pelos críticos reunidos pela revista Downbeat como disco do ano, e o grupo de críticos de jazz nacionais reunidos pelo site Jazzlogical também considerou TEN como dos melhores CDs estrangeiros do ano, escolhendo ainda Moran como melhor músico do ano, enquanto a revista Jazz magazine / Jazzman distinguiu o álbum com um Choc.

Em perspetiva mais um concerto excecional na Culturgest, que tem apresentado, a solo ou como líderes, os melhores pianistas nacionais e estrangeiros da cena jazzística dos nossos dias.

Autor: pires