Joel Pina (1920-2021)

Ao longo de décadas sucessivas e durante cerca de 80 anos de vida artística, Joel Pina contribuiu e protagonizou alguns episódios do maior significado para a história do Fado. Teve, entre outros, um contributo determinante para a consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Com Amália Rodrigues, que acompanhou em palcos e gravações ao longo de 29 anos, levou o Fado ao mundo. Profundamente acarinhado por distintas gerações de intérpretes e músicos, Joel Pina foi – é – um nome Maior da música portuguesa.

Para todos os que com ele conviveram, Joel Pina foi um exemplo e uma inspiração. O talento e a generosidade do Mestre contagiaram o coração de todos os artistas, de diferentes gerações, que com ele trabalharam. Tinha o sorriso doce e sereno daqueles que sabem ser inteiros em todas as pessoas que são. E Joel Pina foi um grande Músico, um grande Mestre, um Professor, um Amigo. No coração, trazia a grandeza e a integridade de um príncipe. O rosto iluminava-se-lhe quando se lembrava de Amália e dos tempos em que a acompanhou, pelos grandes palcos do mundo, ao longo de três décadas

Mas Joel Pina não foi só o músico que acompanhou Amália Rodrigues durante mais tempo e não foi só um grande músico de Fado: foi o introdutor da viola-baixo na história do Fado e foi também o criador de uma linguagem musical e de uma sonoridade onde hoje todos podemos reconhecer-nos. Desde o Quarteto de Guitarras de Martinho d’Assunção (que integrou, em 1949, com Francisco Carvalhinho e António Couto) ao emblemático Conjunto de Guitarras de Raul Nery (com José Fontes Rocha e Júlio Gomes), passando pelos mais de trezentos discos gravados, a marca pioneira de Joel Pina é, ainda hoje, exemplo e inspiração para diferentes gerações de artistas. Ao longo de décadas sucessivas, Joel Pina imortalizou inúmeros temas que haveriam de fixar-se no nosso imaginário colectivo.

No dia 24 de setembro a Câmara Municipal de Lisboa prestou-lhe homenagem no Teatro São Luiz com um concerto de celebração dos seus 100 anos em que participaram Ana Sofia Varela, António Pinto Basto, António Zambujo, Beatriz Felício, Carminho, Gaspar Varela, Gonçalo Salgueiro, Joana Almeida, Joana Amendoeira, João Braga, Katia Guerreiro, Lenita Gentil, Maria da Fé, Mariza, Matilde Cid, Mísia, Nuno da Câmara Pereira, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Costa Félix, Rodrigo Rebelo de Andrade, Tânia Oleiro, Teresa Siqueira, Teresinha Landeiro, Zé Maria Souto Moura. Revisitaram-se os temas gravados e as inúmeras vozes que ao longo dos últimos oitenta anos partilharam estúdio e palco com este nome maior da música portuguesa. Hoje, vamos poder rever este concerto na RTP 1 e nele, o legado maior de integridade, humanidade e talento com que Joel Pina continuará a inspirar-nos a todos.

Sara Pereira, excerto do artigo “Um Príncipe no Fado”, publicado no jornal Público em 13 de Fevereiro de 2021