JOHN BUTLER TRIO

30 de MARÇO na AULA MAGNA

A Aula Magna recebe amanhã, dia 30 de Março, o John Butler Trio, o artista independente australiano mais bem sucedido de sempre, num concerto que ninguém vai querer perder.

John Butler Trio teve um sucesso estrondoso com o último álbum de originais “Sunrise Over Seas”, que alcançou a tripla-platina na Austrália e lhe valeu a conquista de três Grammys australianos: Melhor Disco Independente; Melhor Álbum de Blues & Roots; e Melhor Artista Masculino.

A tournée de apresentação do disco foi feita em salas completamente esgotadas e com uma passagem pela última edição do Festival Ilha do Ermal, num concerto que mereceu os mais rasgados elogios da crítica portuguesa.

O artista apresenta-se amanhã na Aula Magna, o primeiro espectáculo em nome próprio do artista australiano, nos palcos nacionais. Uma noite de canções mágicas, num ambiente intimista, propício ao talento de John Butler.

JOHN BUTLER TRIO AO VIVO EM PORTUGAL | AULA MAGNA 30 DE MARÇO

“O resultado é uma confluência poderosa de registos – nas mãos e na voz de Butler, parecem ter nascido para se confundirem continuamente – ora numa travessia emocional hipnotizante, ora em explosões de intensidade extrema.” – JN

“Butler distingue-se pelo virtuosismo (como no magistral Ocean, com o músico sozinho em palco, em divagações circulares na guitarra acústica).” – Público

“Butler e companhia deram um show de talento e saíram debaixo de fortes e merecidos aplausos …” – Metro

John Butler é o artista australiano independente mais bem sucedido de sempre.
O 4º álbum de originais “Sunrise Over Sea” entrou directamente para o 1º lugar do top de vendas australiano. Após a conquista do galardão de tripla-platina e de uma digressão em território australiano completamente esgotada, o John Butler Trio passou o último verão em digressão nos maiores festivais da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Tido como um dos cantores/compositores de maior talento da actualidade, John Butler percorre os territórios da Folk e dos Blues que mistura com Soul, Hip Hop e Reggae. Resultado: canções de refrão orelhudo, umas mais dançaveis, outras mais introspectivas, mas sempre impregnadas de intensidade e emoção.

John Butler começou a sua carreira a tocar nas ruas de Fremantle, cidade que alberga o maior porto comercial da Austrália, a troco de algumas moedas e aproveitando para vender a sua primeira maquete. Seguiram-se convites para
alguns concertos em bares locais e mais regularmente no Mojo’s Bar, que era na altura gerido por Phil Stevens, actual manager do John Butler Trio.
Enquanto John Butler ia compondo as suas canções originais e o seu talento se tornava cada vez mais evidente, surgiu a possibilidade de gravar o primeiro álbum. “John Butler” foi editado em 1998, e contou com a
participação de Jason McGann na bateria e Gavin Shoesmith no baixo.
Os dois músicos acabaram por acompanhar John Butler em pequenas tournées pela Austrália. Com o passar do tempo tornaram-se no “John Butler Trio” e os espectáculos a solo do cantor passaram a ser uma raridade.
Em 2003 o “John Butler Trio” estabilizou na formação actual com Michael Barker na bateria e Shannon Birchail no baixo.

Depois da estreia em Portugal, na última edição do Festival Ilha do Ermal, é a vez da Aula Magna receber o primeiro espectáculo em nome próprio do John Butler Trio.

Autor: inside