Nuclear Blast 2006

IN FLAMES – “COME CLARITY”

Nota Inside: 9/10

“Come Clarity” marca o regresso dos expoentes máximos do Death/Thrash Metal melódico aos trabalhos de originais. E se para muitos “Soundtrack To Your Escape” de 2005 foi uma concessão para material mais acessível em busca de outros públicos, com “Come Clarity” a formula mantém-se inalterada com a particularidade da evolução do colectivo sublinhar-se definitivamente em dois sentidos. O primeiro, atestado no single de apresentação “Leeches”, em “Take This Life” ou “Pacing Death’s Trail”, é o peso inerente às novas composições da banda mais do que em qualquer outro registo mais recente. O segundo é precisamente o inverso..”Dead End” com a incursão de vocais femininos e “Reflect The Storm” com um refrão de fazer inveja aos Linkin Park, os In Flames mostram a sua faceta mais comercial. Espaço ainda para a experimentação no tema título, bem ambiental ao jeito de uns Cult of Luna, num piscar de olhos a uma tendência musical (Pós-Doom) com um enorme crescendo em termos de popularidade nos últimos meses.
Portanto chegamos ao final do disco com a sensação de trabalho completo mas a faltar aquela parcela de inovação de “The Jester Race” (1995) ou “Whoracle” (1997) e mesmo presente em “Reroute To Remain”.
A aposta aqui reside na escrita de canções baseadas em refrões imediatos e na inclusão de elementos Metalcore (em “Take This Life” por exemplo), tão em voga nos dias de hoje.
Referência ainda para o interessante artwork e para a edição limitada (CD + DVD) com interpretação,
na integra de “Come Clarity”, à semelhança do que os Metallica fizeram em “St. Anger”.

www.inflames.com
www.nuclearblast.de

Autor: Paulo Figueiredo