JOHN LEGEND e THE BLACK MAMBA

NO FESTIVAL MEO MARÉS VIVAS 2015

JOHN LEGEND é a mais recente confirmação para o MEO MARÉS VIVAS, amor e um piano no dia 16 de Julho em Vila Nova de Gaia.

Conquistou no passado Domingo um Óscar, o prémio da academia de Melhor Canção Original foi atribuída a John Legend e Common, pela autoria de “Glory” para o filme “Selma” no Dolby Theatre. E no passado dia 01 de Fevereiro foi um dos artistas convidados para a abertura do Super Bowl – grande final de Futebol Americano. Foi um momento único ao som da icónica muisca patriota “America The Beautiful”.
Nasceu em Springfield, Ohio, com o nome de baptismo John Roger Stephens. Hoje, depois de 10 anos a brilhar a solo como John Legend, o norte-americano é uma estrela gigante num universo onde só fazem parte os melhores. Sete milhões de cópias vendidas em todo o mundo, 9 Grammys e outros galardões, tornaram Legend uma figura icónica. Com “All Of Me” do último álbum “Love In The Future”, John Legend provou porque merece tantos elogios.
Enquanto frequentava a faculdade na Universidade da Pensilvânia sempre esteve ligado a actividades musicais – nesse mesmo período foi apresentado a Lauryn Hill que o contratou para tocar piano na música “Everything is Everything”. Aos poucos foi começando a tocar sozinho nos arredores de Filadélfia e logo depois Nova Iorque, Boston, Atlanta e Washington DC.
Convidado por Kanye West para cantar alguns vocais das suas músicas. Legend começa assim a ganhar impulso e notoriedade através de uma série de colaborações semelhantes com artistas consagrados – Kanye West, Jay-Z, Alicia Keys.
O seu primeiro álbum, “Get Lifted” foi lançado em Dezembro de 2004 e aclamado pela crítica com o primeiro single “Ordinary People”, conquistando inúmeros prémios, incluindo Melhor Álbum R&B, Melhor Artista do Ano, Melhor Artista Masculino de R&B. O segundo álbum saiu em 2008 “Evolver”, liderado pelo single “Green Light”.
Ao longo da sua carreira, John Legend tem trabalhado para fazer a diferença na vida dos outros e no ano de 2007, lançou Show Me Campaign (ShowMeCampaign.org), uma iniciativa que se concentra na educação como a chave para quebrar o ciclo de pobreza. John Legend tem sido reconhecido e premiado pelos seus esforços e liderança nesta área.
John Legend está de regresso a Portugal e pela primeira vez a Norte para arrebatar o MEO MARÉS VIVAS na primeira noite do festival.
E no dia 18 de Julho entram em palco os THE BLACK MAMBA, carregados de uma sonoridade soul. Maio de 2010 fica marcado na história pela junção de Pedro Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais enquanto grupo. “The Black Mamba”, nome que baptiza o trio e o disco de estreia, foi a inspiração encontrada para em conjunto provarem do seu próprio veneno. A química e a experiência destes grandes músicos, permitiu-lhes percorrer o universo do Blues, Soul e Funk, numa adaptação ao seu habitat natural.
O público português foi consensual e imediato no reconhecimento e apoio a este trabalho: 1º lugares de vendas no iTunes, a primeira edição do disco esgotado nas lojas, o airplay nas rádios, a presença de Norte a Sul em várias salas e festivais de destaque, são indicadores que em Portugal, representam por si só uma vitória. Em pouco mais de um ano, naquela que marca a tour de estreia, carimbam passagem por Londres, Filadélfia, Luanda, Madrid, Sevilha, encerrando 2013 no Brasil com chave de ouro. Que diga o público do Rock In Rio´13 (Rio de Janeiro) e do Bourbon Street Music Club (São Paulo) que em sintonia com os media, receberam o projecto de braços abertos.
O ano de 2014 arranca com a produção do segundo disco de originais, “Dirty Little Brother” que será editado a 22 de Setembro. Produzido entre Lisboa e Nova Iorque, este trabalho reúne 11 temas em que colaboram nomes como: Aurea, António Zambujo, Silk (Cais do Sodré Funk Connection) e Orlanda Guilande. “Wonder Why”, single de apresentação com a participação de Aurea, roda nas principais rádios nacionais e conta com uma óptima receptividade por parte do público e da crítica.

Autor: inside