JUST GIRLS

GIRL POWER À SOLTA

Um disco fresquíssimo acaba de explodir no Top de vendas nacional. As Just Girls, saíram dos Morangos com Açúcar directamente para a ribalta!

Um brilhante exemplo do mais puro PitaPop, bem ao estilo de Spice Girls do séc. XXI invadiu os nossos lares. Canções frescas, divertidas, ousadas, misturam o mais sintético do Pop, com as ondas e os coros retros dos anos 60 a lembrar Beach Boys, com o fenómeno urbano hip-hop dos dias de hoje. E o resultado é absolutamente delirante.

Um disco viciante para miúdos (essencialmente) com letras adequadas a espíritos optimistas, positivos e joviais. Mas também para graúdos que se queiram deixar levar por um espírito jovem, de folia e entrar na dança, que sim, este álbum dá vontade de dançar (ou pelo menos fazer muitos gestos).

Logo a abrir “Não te deixes vencer”, é um hino à resistência. Contra a depressão do dia-a-dia, contra a baixa estima, tu és o maior, tu vais vencer. Tu és capaz. Uma canção para levantar a moral, com batida forte e ritmada.

Segue-se a primeira de quatro baladas românticas. Em jeito de slow para os parzinhos dançarem muito juntos e darem beijinhos temos “Enquanto o amor quiser”, “A vida te espera”, “Passa o vento” e “Quero-te sempre aqui”.

“Bye, bye (vou-me divertir)”, é a pérola do disco, sem dúvida. Bastante alegre, com os coros “ooh, ooh”, num ambiente bem de folia, de libertação social e sexual, um perfeito exemplo do girl power iniciado já em Cindy Lauper com “Girls just wanna have fun” e depois com Madonna. Aqui são elas a tomar o controlo e a assumir a vida, cuidado meninos!…

Esta toada mantém-se em faixas sofisticadas e urbanas, mais em ritmo de hip-hop cantabile, letras interventivas e de afirmação. Encaixamos aqui “Para o bem de nós dois”, “Karma comes around to you” (esta com refrão totalmente viciante! Bem a lembrar uma sexy e provocadora Britney Spears), “O jogo já começou”, “O tempo joga contra mim” e “Sei que tudo vai mudar”.

Tudo isto culmina em “O jogo começou” com o convidado especial Gutto. Aqui a faixa embarca numa onda de Black eyed Peas, com o homem a assumir o lead voice, em toada hip-hop, com as meninas a responderem em coro às suas provocações sexys.

Um disco bastante urbano e homogéneo, ideal para uma noite quente ou uma festa na cabana de praia, repleta de álcool e sombrinhas.

http://musicologo.blogspot.com

Autor: Tiago Videira