LAIR OF THE MINOTAUR

THE ULTIMATE DESTROYER

Southern Lord Records

Nota Inside: 20/20

Das sombras dos 7000 Dying Rats e Pelican nasceram os Lair of The Minotaur, com o intuito de prestar homenagem a Celtic Frost, Black Sabbath, Slayer e Venom, as grandes influências do colectivo norte americano.

Com um auto intitulado primeiro lançamento em formato demo, chamaram a atenção da editora de culto Southern Lord. “Carnage” saiu em 2004 mas ficou aquém do esperado a nível de impacto. Seguiu-se novo EP , “Cannibal Massacre” foi editado já em 2005 e obteve críticas bastante razoáveis, criando alguma espectativa em relação ao álbum de originais.

“The Ultimate Destroyer” chega agora aos escaparates, com dois meses de atraso relativamente à edição americana, mas nem por isso perdendo qualquer da sua magnitude. “The Ultimate Destroyer” conserva uma atitude retro, onde a banda realça a distorção das guitarras como motor da sonoridade dos LOTM.

“Juggernaut of Metal” é um colosso de peso que dá o mote da forma mais correcta. “Behead The Gorgon” revisita Slayer na fase “Seasons In The Abyss” e “The Ultimate Destroyer”, a 3ª faixa, é um cruzamento de Death e Thrash Metal capaz de fazer esboçar um rasgado sorriso ao mais die hard dos fãs de ambas sonoridades. “Horror” estabelece a ponte com os Celtic Frost, e de rever a forma como os LOTM debitam as suas influências sem necessariamente as plagiar.

Destaque ainda para “Cannibal Massacre”, outro must deste disco e para “Lord of Butchery”em regime praticamente Speed / Thrash Metal. A última faixa , “The Hydra Coils Upon This Wicked Mountain”, encerra o disco numa toada Doom/Sludge, de forma monolítica.
Sem pretensiosismos, os LOTM, elaboraram um clássico, um disco de sonho (ou pesadelo:-)), e uma verdadeira ode ao Metal. Obrigatório!

www.lairoftheminotaur.com

Autor: Paulo Figueiredo