Mais de 4 mil pessoas assistiram ao lançamento do bid book Coimbra 2027

Cidade candidata a Capital Europeia da Cultura

Evento decorreu a 1 de dezembro e ligou Coimbra a São Paulo, Dubai, Bruxelas, Esch e Cidade da Praia

Coimbra já tinha sido a primeira cidade portuguesa a entregar oficialmente o bid book de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Mas a 1 de dezembro celebrou-o de forma apoteótica, num evento híbrido, com ligações internacionais a diferentes cidades e continentes, numa emissão live de duas horas e meia. Pelo palco do Convento São Francisco, em Coimbra, passaram convidados como José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho de Coimbra 2027, Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ou Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

No exterior, outros convidados nacionais e internacionais de relevo foram trazidos à emissão por cada um dos elementos do Grupo de Trabalho – Cristina Robalo Cordeiro, em Bruxelas, António Pedro Pita, em São Paulo, Luís Menezes, no Dubai, Manuel Rocha, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, e Nuno Freitas, em Coimbra. Também em Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo, cidade geminada com Coimbra, Capital Europeia da Cultura 2022, um representante da Câmara Municipal conversou com responsáveis políticos locais.

A transmissão foi conduzida pelo jornalista João Fernando Ramos (CNN Portugal), tendo juntado um staff técnico de mais de 35 pessoas e ligado ao ecrã mais de 4 mil pessoas. No total, e apenas na primeira hora de emissão, foram feitos mais de 1.800 downloads do bid book do site www.coimbra2027.eu. A emissão contou, ainda, com um concerto showcase transatlântico, que reuniu o espólio de Zeca Afonso e Vinícius de Moraes e as vozes de José Pedro Gil e de Mônica Salmaso, unidos no projeto Estrada Branca. A abertura ficou a cargo do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e, ainda, da voz de António, de sete anos, que, simbolicamente, leu o primeiro parágrafo do livro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram
RSS
EMAIL