Mariza lança Transparente
“Transparente”
O novo álbum de Mariza
O mais recente álbum de Mariza , “Transparente”, vai ser apresentado na sexta-feira, 22 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.
Este é um espectáculo onde Mariza vai interpretar pela Primeira vez, ao vivo, os temas do novo álbum, produzido por Jacques Morelenbaum, bem como temas dos outros álbuns “Fado em Mim” e “Fado Curvo”.
“Transparente” foi gravado no Rio de Janeiro, no início do ano. A fadista interpreta temas inéditos, assinados por Aldina Duarte, Mário Raínho, Paulo Carvalho, Pedro Campos e Paulo Abreu Lima entre outros. Neste álbum Mariza revisita os poetas Fernando Pessoa e Florbela Espanca e redescobre Alexandre O’Neill e vasco Graça Moura.
Entre os 14 temas que constituem este álbum, três são recriados por Mariza como tributo a Amália Rodrigues, Fernando Maurício e Carlos do Carmo. O contributo de Morelenbaum é notório na sonoridade alcançada, nomeadamente pelos arranjos feitos nos fados tradicionais e na direcção das cordas (violoncelo e violinos), bem como na concepção sonora final. Morelenbaum tem trabalhado quer como musico, quer como produtor, com destacados nomes da cena internacional, nomeadamente Sting, Caetano Veloso, Tom Jobim, Gal Costa, Carlinhos Brown, entre outros.
Falando da fadista, Mariza é uma força da natureza. Uma das maiores vozes de portugal e uma das grandes embaixadoras portuguesas no estrangeiro. Para além da voz excelente, Mariza acentua cada vez mais o seu carisma, como artista única. No álbum, transparecem os caminhos musicais que Mariza procura trilhar, pela sonoridade alcançada, pelo empenhamento na interpretação e pela escolha cuidada dos temas, alguns reveladores da sua personalidade, nunca esquecendo o seu vínculo à tradição.
Mariza é a voz portuguesa mais premiada da actualidade, ao prémio BBC Rádio 3 para a Melhor Intérprete Europeia na área de World Music em 2002, junta o European Border Breakers Award (2004) e dois prémios da crítica alemã, entre outros.
Os preços dos bolhetes para o espectáculo de Sintra, variam entre os 12,50 euros e os 30 euros.
Fonte: Centro Cultural Olga Cadaval
Imagem: Centro Cultural Olga Cadaval
Autor: Patrícia Santos Viegas