MERCURY REV a 22 NOVEMBRO

A 22 Novembro – Centro Cultural de Belém

Em meados de 90 foram expulsos do cartaz do festival Lollapalooza devido ao “barulho excessivo” que dominou o concerto que deram em Denver, nos EUA.

Nos seus primeiros anos de palco eram conhecidos por actuar sem ensaios prévios e sem alinhamento de base. Os conflitos internos eram uma constante e o abandono de palco com o intuito de arranjar qualquer coisa para beber era um hábito do vocalista da banda, David Baker.

Quem ouve os Mercury Rev pela primeira vez em 1998, pela mão de “Deserter’s Songs”, ou em 2001, em “All Is Dream”, poderá ter algumas dificuldades em identificar à primeira vista a imagem da banda com a descrição feita no parágrafo acima.

Naturais de Buffalo, em Nova Iorque, os Mercury Rev deram o pontapé de saída da sua carreira com seis jogadores em campo, nomeadamente David Baker (voz),
Jonathan Donahue (voz e guitarra), Sean “Grasshopper” Mackowiak (guitarra e clarinete), Suzanne Thorpe (flauta), Dave Fridmann (baixo) e Jimmy Chambers (bateria), alguns dos quais foram abandonando a equipa pelo caminho.

Os primeiros trabalhos da banda estiveram ligados ao cinema. As suas primeiras gravações foram feitas para os filmes “Lite-Brite”, de Howard Nelson, e “Sugardaddy Sea”, de Marco Fogg, sendo que a ideia de levar mais a sério um futuro dedicado à música foi primeiro apresentada aos Mercury Rev por
Tony Conrad, um professor de faculdade dos músicos. Escolhido o nome (inspirado num bailarino russo imaginário), a banda lá decidiu gravar uma primeira maqueta, numa altura em que Donahue trabalhava ainda como promotor de concertos, que se revelou bastante produtiva para o arranque da sua actividade de guitarrista. No final de um concerto dos Butthole Surfers, que o próprio agendou, Donahue chegou à conversa com a banda suporte do espectáculo, os Flaming Lips, banda à qual se veio a juntar pouco tempo depois e com a qual gravou o álbum “In A Prest Driven Ambulance”, produzido por Fridmann.

A maqueta gravada pelos Mercury Rev acabou por aterrar nos escritórios da Rough Trade, a editora que convidou a banda a juntar-se ao seu catálogo, e que lançou no mercado em 1991 o álbum de estreia dos Rev, intitualdo “Yerself Is Steam”, alvo das mais prestigiadas aclamações. Nessa altura, Donahue e Fridmann estavam ainda envolvidos com os Flaming Lips, e os conflitos internos que habitualmente se faziam sentir entre os membros dos Rev tornavam-se cada vez mais habituais. A banda chegou mesmo a ser proibida de viajar com uma companhia aérea depois de Donahue ter tentado arrancar um olho a Grasshopper com uma colher durante um voo.

Durante o período que antecedeu a edição de “Boces” (1993), o segundo álbum do grupo, cada um dos músicos seguiu o seu caminho até que voltaram a juntar-se num celeiro, onde montaram um estúdio. Foi lá que decorreram as gravações de “Boces”, um disco que dedicaram a uma escola nova-iorquina para crianças. A vida na estrada contribuia em grande escala para a deterioração das relações entre os músicos, e a dada altura Baker já viajava afastado do resto da banda, até que acabou por abandonar de vez a equipa, para se dedicar a um projecto a solo, chamado
Shady em 1994.

O quinteto regressou a estúdio em 1995 para gravar “See You On the Other Side”, um álbum que marcou o começo das transformações sonoras da banda, agora empenhada em explorar ambientes mais profundos, mais emotivos e menos acelerados. Ainda nesse ano, os Mercury Rev editaram “Paralyzed Mind of the Archangel Void”, sob o pseudónimo de
Harmony Rockets.

O registo de 1998, “The Deserter’s Songs”, continuou a exploração encetada em 1995, e recolheu os aplausos da crítica e dos fãs que em conjunto se renderam a esta nova faceta da banda, que atingiu o seu apogeu em “All Is Dream”, editado em 2001. O álbum mostrou o talento natural da banda para a narração de histórias e para a composição de música para filmes, ainda que o tempo das bandas sonoras tivesse ficado para trás. “All Is Dream” teve inclusivamente direito a apresentação ao vivo no nosso país, num concerto realizado em Novembro de 2001, no Paradise Garage, em Lisboa.

Site Oficial:
www.mercuryrev.net

FONTE: Cotonete

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro
Data: 18/09/05