RECITAL DE VIOLINO E PIANO

Centro Cultural de Belém

A série de concertos BOXMÚSICA prossegue com a apresentação do segundo concerto de um “tríptico” dedicado ao repertório para violino e piano.

BRUNO MONTEIRO violino

JOÃO PAULO SANTOS piano

Três nacionalistas do período Romântico e três das suas mais importantes obras para violino e piano são a proposta para o recital de hoje pelo violinista Bruno Monteiro e pelo pianista João Paulo Santos.

A primeira parte é toda ela dedicada a César Franck e à sua magnifica Sonata para violino e piano. Considerada por muitos como uma das mais belas sonatas de todos os tempos, a Sonata em Lá Maior foi composta durante o Verão de 1886 e dedicada ao célebre virtuoso belga Eugène Ysaÿe, que fez a sua estreia em Bruxelas a 16 de Dezembro do mesmo ano.

Obra cíclica, é composta por quatro andamentos: Allegretto ben moderato, Allegro, Recitativo-Fantasia e Allegretto poco mosso.

A esta obra se deve, em parte, a evolução marcante da sonata do século XIX, tanto a nível técnico, como em termos de igualdade e importância de escrita para estes dois instrumentos.

A segunda parte inicia-se com a famosa Sonata em Dó menor Op.45 do compositor norueguês Edvard Grieg. Escrita igualmente no ano de 1886, em Troldhaugen, foi concluída em Janeiro do ano seguinte e obteve a sua primeira audição pública em Leipzig, a 10 de Dezembro de 1887, com o próprio compositor ao piano e o russo Adolph Brodsky no violino.

Composta por três andamentos (Allegro molto ed appassionato, Allegretto espressivo alla Romanza e Allegro animato), a Sonata Op.45 desde logo se evidenciou como a mais aclamada sonata para violino de Grieg.

Ao contrário das duas outras que a precedem, esta é caracterizada pelo forte sentido trágico e dramático. No entanto, o aspecto melancólico e intimista pode também ser encontrado em muitas das suas secções, particularmente no segundo andamento, Allegretto espressivo alla Romanza.

O recital termina com três Danças Húngaras do Johannes Brahms, num arranjo para violino e piano de Paul Klengel.

Brahms pensou no violinista alemão Joseph Joachim aquando da sua criação. Joachim, para além de concertista, professor, maestro e compositor, foi durante o percurso musical de Brahms seu amigo pessoal e conselheiro musical em muitas das suas obras-primas (Concerto, Sonatas, etc.).

Estas três peças, de carácter virtuoso, são um veículo ideal para violino e piano explorarem os seus recursos técnicos e interpretativos.

Programa:

César Franck: Sonata para violino e piano em Lá Maior (1822-1890)
Allegretto ben moderato
Allegro

Recitativo-Fantasia: Ben moderato
Allegretto poco mosso

Intervalo

Edvard Grieg: Sonata para violino e piano em Dó menor Op. 45 nº 3 (1843-1907)

Allegro molto ed appassionato
Allegretto espressivo alla Romanza
Allegro animato

Johannes Brahms: 3 Danças Húngaras para Violino e Piano (1833-1897)

BRUNO MONTEIRO violino

JOÃO PAULO SANTOS piano

Fonte: Centro Cultural de Belém

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro