Miguel Henriques na Culturgest

Recital de Piano de Miguel Henriques

Centenário Fernando Lopes-Graça.

No programa deste recital a música de Fernando Lopes-Graça surge em exemplos diferenciados, alternando com outros de Chopin. As razões desta associação poderão revelar-se surpreendentes para alguns, mas é inequívoco o seu enraizamento profundo na enorme admiração de Lopes-Graça pelo compositor polaco.
No seu artigo Evocação de Chopin Lopes-Graça a ele se refere com palavras de inequívoca veneração: é um artista puro, simples e humano. Em particular o amor de Chopin pela música do seu povo e o modo como a absorveu, integrando-a no seu discurso, constituiu para o compositor português um dos exemplos modelares mais marcantes.
Para além do papel central que o piano teve na sua própria formação, a figura do grande pianista Vianna da Motta, seu mestre, terá sido outra das referências que mais o aproximaram da música de Chopin. Mas acima de tudo o que predomina na obra de Lopes-Graça, tal como em Chopin, é a celebração do homem na sua forma poética mais verdadeira e depurada.

Miguel Henriques tem-se dedicado ao longo da sua carreira à divulgação das principais obras do repertório pianístico – algumas menos conhecidas do público. Os seus programas, abrangendo os diferentes estilos, do barroco ao contemporâneo, incluem frequentemente obras de Beethoven, Chopin, Janácek, Schubert, Liszt, Tchaikovsky, Scriabine, Shostakovitch, Messiaen, Schnittke, Lopes-Graça, e António Pinho Vargas. De música de Lopes-Graça são igualmente os seus últimos registos discográficos os quais mereceram referência destacada na crítica especializada, em Portugal e em Inglaterra.

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Variações sobre um Tema Popular Português Epitalâmio (1ª audição absoluta)

Fryderyk Chopin (1810-1849)
Improviso em sol bemol maior, Op. 51

Fernando Lopes-Graça
Três Epitáfios: Para um céptico; Para uma donzela; Para o autor

Fryderyk Chopin
Prelúdio em mi menor, Op. 28 n.º 4

Fernando Lopes-Graça
Nocturno Op. 105 nº 5; Improviso Op. 146 nº 4

Fryderyk Chopin
Nocturno em si maior, Op. 62 nº 1

Fernando Lopes-Graça
Sonata nº 3

25 de Março
21h30
Grande Auditório da Culturgest
Duração 1h20
15 Euros

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro