Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa
O Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2006, em parceria com a SIC Esperança e a BP, entrega hoje a primeira das 10 salas às instituições apoiadas
Sala de Estimulação Sensorial da ACAPO, no Porto, é hoje inaugurada
Lisboa, 21 de Março de 2006 – A organização do Rock in Rio-Lisboa 2006 inaugura esta manhã a primeira de um total de dez salas que serão implantadas tendo como base o Projecto Social do evento – 5 salas de Estimulação Sensorial destinadas à ACAPO e 5 salas de Reabilitação pelos Sentidos destinadas ao Projecto Snoezelen, das CERCIS.
Situada na Delegação da ACAPO do Porto – Rua do Bonfim, 215 – a sala hoje inaugurada vai estar disponível para um universo de cerca de 1446 crianças até aos 14 anos que sofrem de deficiência visual (segundo dados dos Censos 2001 relativos ao grande Porto).
Em apenas um ano não vai ser possível chegar a todas as crianças mas a ACAPO estima que até ao final de 2006 sejam directamente beneficiadas cerca de 300 a 400 crianças nos cinco distritos onde estas 5 salas estão a ser implantadas – Porto, Leiria, Faro, Viana do Castelo e Castelo Branco.
Na prática, a Sala de Estimulação Sensorial será utilizada para terapias individuais ou terapias simultâneas a duas ou três crianças, no máximo.
A presença dos pais é importante para reforçar no ambiente familiar as competências que são adquiridas em terapia, de forma a dar continuidade aos objectivos da intervenção.
A necessidade de criar este projecto parte da constatação de carências e da desadequação que muitas crianças que possuem deficiência visual revelam ao nível das competências sociais básicas, competências essas que são adquiridas desde muito cedo, como a coordenação motora em situações tão simples como estar sentado à mesa, atar os atacadores dos sapatos ou mesmo a própria postura.
Através do trabalho com materiais e técnicas adaptadas para o efeito, utilizando luz, texturas, cheiros e cores diversificadas, e tendo por base a actividade física e manipulativa, a interacção pessoal e o treino com o próprio corpo e com os outros, desenvolvem-se competências essenciais como por exemplo a orientação espacio-temporal, a mobilidade, o acesso a experiências sensorio-motoras integradas, a construção do sistema de significação e representação simbólica através de actividades funcionais e lúdicas e, em paralelo, estimula-se as capacidades sensitivas alternativas ao uso da visão, ou mesmo os resíduos visuais, no caso de existirem.
As Salas de Estimulação Sensorial representam um enorme passo na melhoria e aumento da autonomia e qualidade de vida dos cidadãos cegos e amblíopes, em particular das crianças e suas famílias, bem como uma preciosa ajuda para professores e técnicos.
É através da estimulação sensorial que se consegue colmatar ou atenuar desvantagens decorrentes da falta ou limitação da visão, prevenir ou minimizar disfunções no desenvolvimento e potenciar capacidades, competências e recursos cognitivos e emocionais.
“A ACAPO gostaria que outras empresas seguissem o exemplo do Rock in Rio-Lisboa, da BP e da SIC Esperança. É fundamental o apoio e parceria em projectos que vão colmatar as necessidades fundamentais dos deficientes visuais e que permitem a autonomia, inclusão profissional e a participação social dos deficientes visuais portugueses.” – afirma o Eng. José Esteves Correia, Presidente da ACAPO.
Roberta Medina, directora-geral da Better World, declara que “é importante que instituições como a ACAPO permitam que as dificuldades da vida de crianças com deficiência visual possam ser contornadas e que os seus problemas tenham solução, minimizando o seu sofrimento. São cerca de 1446 crianças até aos 14 anos, no Grande Porto, que sofrem desta doença.
Pretendemos mobilizar todas as pessoas em prol de “Um Mundo Melhor” e sensibilizá-las para a melhoria das condições sociais através de atitudes quotidianas”
De acordo com os dados do Censos 2001, existem em Portugal cerca de 6400 crianças até aos 14 anos com deficiência visual, num universo de 163.569 portugueses portadores desta doença.
A existência destas salas é também uma forma de inclusão, equidade e justiça social.
Segundo Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança, “Estas iniciativas têm um impacto real na qualidade de vida das pessoas que sofrem dessa deficiência, neste caso crianças cegas e amblíopes.
Graças a esta Sala de Estimulação Sensorial hoje inaugurada, elas vão conseguir aumentar a sua autonomia e vai ajudar também familiares, professores e técnicos no processo de integração.
A participação de marcas como a BP neste tipo de projectos demonstra que a sociedade civil pode participar na construção de uma sociedade de inclusão e não de exclusão e, portanto, na construção de um mundo melhor”.
António Comprido, Presidente da Administração da BP, reforça a vontade da empresa em contribuir para a construção de um Mundo Melhor, declarando que “Devemos fazer algo nas comunidades onde operamos e queremos estar associados a projectos com continuidade.”
Na inauguração desta primeira sala estão presentes Roberta Medina, Directora Geral da Better World; Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança; António Comprido, Presidente da BP; e José Esteves Correia, Presidente da ACAPO.
Projecto Social Rock in Rio-Lisboa 2006
Com o mote “Todos sob a mesma bandeira” – bandeira essa que reúne os conceitos de Solidariedade, Paz, Esperança, Optimismo, Respeito e Alegria – pretende-se criar um verdadeiro movimento de ajuda a crianças de instituições portuguesas.
O foco do projecto social do Rock in Rio-Lisboa 2006 centra-se em programas destinados a melhorar as condições de vida de crianças em Portugal.
Todos vão poder participar através de iniciativas de recolha de fundos com diferentes mecânicas – quer através da compra do ingresso para o Rock in Rio-Lisboa 2006, já que o evento vai doar entre 2 a 5{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} das receitas de bilheteira; quer através da aquisição das T-Shirts com o conceito do Projecto Social; quer através das acções da BP.
Partilhando o ideal subjacente ao projecto, também os patrocinadores do evento vão desenvolver outras iniciativas para angariação de verbas destinadas às instituições beneficiárias.
Rock in Rio-Lisboa 2006
O Rock in Rio-Lisboa 2006 vai ser um evento de 5 dias cheios de emoções entre o grandioso “Palco Mundo” – onde vão actuar alguns dos maiores nomes da música internacional; a “Tenda Electrónica” – com sets dos mais reconhecidos DJ’s e VJ’s nacionais e internacionais; o “Hot Stage” – onde se vai poder assistir aos concertos de bandas altamente promissoras; o “Espaço Kids” cheio de actividade para as crianças; o “Espaço Radical”, com uma pista de neve verdadeira e workshops de snowboard; e a requintada “Tenda VIP” com ar condicionado, catering e outras opções de conforto.
Ao longo dos dois fins-de-semana – 26 e 27 de Maio e 2, 3 e 4 de Junho – Lisboa vai receber alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional.
Estão já confirmados: Shakira e Ivete Sangalo – 26 de Maio; Guns n’ Roses e Xutos & Pontapés – 27 de Maio; Roger Waters, Santana, Rui Veloso e Jota Quest – 2 de Junho; Red Hot Chili Peppers e Da Weasel – 3 de Junho; Sting e Anastacia – 4 de Junho.
Legenda da foto: Inauguracao da Sala ACAPO da esquerda para a direita:
José Esteves Correia, Presidente da ACAPO, Roberta Medina, Directora Geral da Better World, Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança e António Comprido, Presidente da BP Portugal.
FOTOS: “Agência Zero”.
Autor: Sofia F. Lareiro