MOONSPELL – “MEMORIAL”

MOONSPELL – “MEMORIAL”

Nota Inside: 18/20

SPV/Steamhammer 2006

Ao oitavo álbum de originais os Moonspell trocam de editora, recuperam as suas raízes e editam o que vai sendo o melhor disco de metal de 2006.
O conjunto liderado pelo carismático Fernando Ribeiro recupera o peso emblemático do inico de carreira quando ainda eram denominados de Black Metal. Em “Memorial” o grande destaque é sem dúvida a voz que só raras vezes recorre da vertente melódica e gótica tão característica do frontman dos Moonspell. Não menosprezando o excelente trabalho dos restantes elementos ao nível que já nos habituaram, pode-se dizer que se os Moonspell se basearem em “Memorial” para o alinhamento ao vivo, Fernando Ribeiro ficará sem voz nos anos seguintes tal a exigência vocal destes novos temas. “Finisterra” ou “Memento Mori”, dois highlights para os concertos são prova disso.
“Memorial” também possui algumas surpresas, como a recuperação de elementos musicais há muito esquecidos pela banda. Em “Upon The Blood Of Men”, um tema totalmente Black Metal, no instrumental “Proliferation” com elementos neo clássicos ou em “Best Forgotten com uma cadência arrastada bem ao jeito do Doom Metal, os Moonspell provam estar atentos a novas influências enriquecendo este novo trabalho com grandes ideias a aprofundar em próximos trabalhos de originais. Ainda assim a mais valia de “Memorial” está precisamente nas músicas mais Moonspell, nos temas com os quais mais facilmente identificamos a sua sonoridade tipica. “Sanguine”, “At The Image Of Pain”, “Blood Tells” ou o belíssimo “Luna” constituem clássicos imediatos na discografia da melhor banda portuguesa de sempre.
“Memorial” está condenado a clássico de uma banda que não conhece a mediocridade, que opera de forma cirúrgica sempre que chamada a intervir.
“Memorial” é sobretudo uma manisfestação de independência de uma banda que nada mais tem a provar. Uma prova de classe e profissionalismo só ao alcance dos predestinados.

Autor: Paulo Figueiredo