MUSA 2007
Por um planeta saudável e com boa música!
Sob o slogan «Preocupas-te?» o MUSA 2007 baseia-se, este ano, no conceito de Alterações Climáticas, sustentando toda a linha de comunicação em torno da protecção e defesa do ambiente.
Nos próximos dias 6 e 7 de Julho, o terreno frente à praia de Carcavelos recebe a 9ª edição do MUSA, um evento que fundamenta-se num conceito de realização independente fundado no voluntariado e sem fins lucrativos com o objectivo de sensibilização a causas nobres e à promoção dos novos valores musicais.
Numa associação clara a um movimento que ganha cada vez mais expressão a nível mundial, o MUSA associa-se à causa de sensibilizar a população global para as Alterações Climáticas, com o objectivo de chamar a atenção, fazer pensar e levar-nos a agir a favor do nosso planeta.
A edição deste ano baseia-se em dois vectores:
O primeiro assenta na comunicação e sensibilização da temática em questão, através da divulgação de estratégias de actuação dos parceiros do evento e do conceito da temática.
O segundo vector é determinado pelo concerto de música. Mantendo uma linha de rumo desde o início que é também uma marca indelével o MUSA dedicará lugar especial à promoção e divulgação de bandas em início de carreira. O MUSA conta já com 8 edições com créditos firmados e reconhecidos a nível nacional e internacional.
Com oito edições já realizadas, o MUSA é hoje em dia um festival acreditado e reconhecido a nível nacional e internacional, uma vez que em anos anteriores tem conseguido conquistar um número bastante interessante de assistência e uma panóplia diferenciada de público, onde se destaca uma percentagem interessante de público estrangeiro que se desloca ao Concelho com o intuito de assistir aos concertos das bandas mais originais e alternativas do panorama musical nacional e internacional.
A preocupação ambiental será visível não apenas no conceito do MUSA mas também no próprio recinto. Todo o evento funcionará numa lógica de sustentabilidade e redução de consumo de recursos. Uma das medidas aplicadas ao evento passará pela plantação de árvores que irá minimizar a emissão de carbono produzida pelo evento. A utilização de recipientes para o lixo diferenciado será outra medida que vigorará a partir desta edição.
Ligado a esta temática o evento irá realizar workshops e debates ligados à temática, assim como uma mostra de políticas e estratégias sustentáveis de diversas entidades associadas ao evento.
O evento contará este ano com:
. música
. workshops
. debates
. mostra de políticas e estratégias sustentáveis de diversas entidades associadas ao evento
. artesanato
. zona zen
Organizado por uma associação juvenil sem fins lucrativos – Criativa – sedeada em Carcavelos, este festival de música vai animar sobejamente as noites da linha de Cascais, contando para isso com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de Carcavelos, Agência Cascais Natura, Agência Cascais Atlântico, Agência Cascais Energia, Agência DNA Cascais, EMAC, Junta de Turismo da Costa do Estoril, Conselho Nacional da Juventude, Objectivo 2015 (Nações Unidas), Screenvision, Tobis, Postalfree, Zapp, Puxa-Brasas, Tagus, Água Serra da Estrela, Antena 3, Fazuma, Destak, Mundo Universitário, Riveira Group, Riveira Hotel, S2 Rent, Etic, Alentejo Adventure, Roots and Rhythms e D.C. Roadies que aderiram à iniciativa por se identificarem com a causa e com o espectáculo da música ao vivo.
Fonte: Musa
Para mais informações, podes visitar o site Oficial em:
www.festivalmusa.org
Autor: Paulo Cardoso Ribeiro