NEY MATOGROSSO Em Lisboa e no Porto

A exuberância de Ney Matogrosso está de volta. A primeira actuação é a 29 de Abril, no Coliseu do Porto, seguindo para o Coliseu de Lisboa, a 1 e 2 de Maio. Veja a reportagem INSIDE da última actuação em 2008.

Reportagem a 28 de Outubro de 2008.

EXUBERÂNCIA E OUSADIA!

“Inclassificáveis” é o nome do novo espectáculo do consagrado cantor e compositor brasileiro Ney Matogrosso que, depois de ter passado por diversos palcos brasileiros, apresentou-se no Coliseu de Lisboa nos dias 21 e 22.

A primeira estreia de “Inclassificáveis” foi em Outubro de 2007, em São Paulo, no Brasil. Desde essa altura que, o senhor da ousadia brasileira esgota todas as salas por onde passa com o novo espectáculo. Em Portugal, a situação repetiu-se.
O espectáculo com data marcada para o dia 21 de Outubro, no Coliseu de Lisboa, acabou por se estender ao dia 22 devido à afluência do público português para ver ao vivo Ney Matogrosso. Um espectáculo luxurioso, exuberante com Ney Matogrosso a trazer de volta a ousadia que se apresenta como uma das suas principais características enquanto cantor, actor e performance. Ney Matogrosso, nas duas noites em que actuou no Coliseu de Lisboa, viu uma sala lotada e expectante sobre “Inclassificáveis”. Ney Matogrosso. O grande nome da Música Popular Brasileira fez do palco uma cama. Uma cama revestida de colares múltiplos, qual deles o mais rico, nem que fosse apenas em aparência, com acessórios diversos que se encontravam e cruzavam na transição dos registos interpretados por Ney Matogrosso. Nos sucessos integrados em “Inclassificáveis”, Ney Matogrosso apresentou temas como “O Tempo Não Pára”, “Mal Necessário”, “Um Pouco de Calor” e “Mente, Mente”. Entre a troca de roupa na cama presente no palco e os acessórios enquadrados em cada música, Ney Matogrosso recebeu flores e aplausos do público presente. No palco de “Inclassificáveis” temos luz e temos arte. A arte de Ney Matogrosso que foi sempre apresentada como única, desde o início da sua carreira musical, na década de 70, por ser diferente e ousada e, quem sabe, capaz de ferir algumas susceptibilidades. Não só a voz mas também a dança integram-se em Ney Matogrosso como um objecto único capaz de revelar e expressar tudo o que se regista em “Inclassificáveis”. “Ouça-me”, “Existem Coisas na Vida” e “Incalssificáveis” foram registos que pisaram o palco do Coliseu de Lisboa e que trouxeram, pela voz de Ney Matogrosso, um conjunto de autores como Arnaldo Antunes, Dan Nakagawa, Marcelo Camelo, Carlos Rennó, entre outros. A interacção com o público registou o ponto mais eufórico da noite quando Ney Matogrosso desceu do palco, e da cama, e sentiu o público de perto. De tão perto que uma das fãs não resistiu a levantar-se para abraçar um dos nomes mais soantes da Música Brasileira.
Ney Matogrosso vai continuar as apresentações de “Inclassificáveis” pelo Norte e Sul do país. Certamente, a exuberância e a ousadia vão marcar presença.

Autor: Marisa Dias Antunes