O renascimento de Larissa Conforto: ouça Pulmão, primeiro single de ÀIYÉ

 

ÀIYÉ

Enquanto se prepara para o lançamento do EP Gratitrevas, ÀIYÉ, projeto da artista carioca Larissa Conforto, lança Pulmão, música que fala sobre a angústia de viver em um intenso fluxo da vida pós moderna, calcada no excesso de informações que clama, ao mesmo tempo, a necessidade de acalmar. Além do lançamento da faixa em todas as plataformas streaming, o público poderá conferir, em breve, um clipe filmado em Portugal, país onde Larissa vive desde maio deste ano.

A atmosfera de Pulmão transita entre o contemporâneo e o místico, duas forças presentes em ÀIYÉ. O poema declamado pela artista no final da canção foi escrito na véspera do término da Ventre, e está no EP Saudade, lançado pelo trio com o qual Larissa tocou por seis anos, e fez o último show no palco do Lollapalooza, em 2017. “O principal ponto de Pulmão é a necessidade do vazio, do silêncio, do respiro – como uma forma de cura e também de resistência. Nós recebemos estímulos demais, diariamente. Vamos acumulando medo e desejo, e mais medo, e mais desejo, de tantas formas, que nos tornamos imóveis pelo excesso”, reflete Larissa.
Com raízes indígenas e portuguesas, ela conta que certa vez, um curandeiro da etnia Tucano lhe disse que “um copo cheio não se permite encher mais… vai transbordar”. E a artista comenta: “Mesmo que seja cheio de conhecimento, cheio de amor, cheio de dinheiro. É preciso esvaziar, porque sempre há mais para aprender. O raciocínio ‘capetalista’ da acumulação é prejudicial para as nossas emoções e pro nosso corpo. Veja só a respiração – o ‘encher-se e esvaziar-se’ que é nossa condição de vida… Há tanta sabedoria na respiração! Tantas filosofias e métodos de cura baseados nesse movimento tão simples e tão simbólico. Sinto que precisamos mesmo, pela nossa saúde e sanidade mental, e sobretudo nesse momento político, ESVAZIAR”.

Sobre as referências sonoras, ÀIYÉ mergulha em uma estética eletrônica, criada a partir de estudos que Larissa faz sobre o tambor latino americano e os ritmos como forma de resistência. “Pulmão é quase um funk, um maculelê minimalista. Pro beat, usamos samples de couro e aro de Alfaia – por isso o som de madeira -, e também recortamos o som de vinil, quando faz ‘pipoca’, que são uns barulhinhos de estouro, para compor o movimento do ir e vir. Ela é um mantra, quase. A mesma coisa repetida, ora mais cheia, ora mais vazia”, conta.

Vivendo atualmente em Lisboa, ela fez um concerto de pré-lançamento de Gratitrevas no último domingo (25), no Valsa e ontem, dia 01, realizou uma apresentação em New York, no Rockwood Music Hall. A artista fica mais uns dias nos Estados Unidos e depois vai para o Brasil. Segue a agenda:

10/09 – show de pré-lançamento no Under St Mark’s Theatre, em New York
13/10 – show de lançamento no Balaclava Fest, em São Paulo
20/10 – show de lançamento no Matriz, em Belo Horizonte

FICHA TÉCNICA DE PULMÃO

Composição – Larissa Conforto
Co produção musical por Larissa Conforto e Diego Poloni
Mixado e masterizado por Diego Poloni

Design – Larissa Conforto
Foto – Creative Commons por andytang20

SOBRE LARISSA CONFORTO

Larissa Conforto é artista sônica, compositora e ritmista carioca de raízes amazônicas, radicada em Lisboa. Formada em produção fonográfica com especialização em Music Business, atuou como produtora artística em álbuns de Gilberto Gil, Chico Buarque, Alceu Valença e Karol Conká. Premiada na categoria “Melhor Instrumentista” do prêmio RIFF (2016) e depois de seis anos à frente da bateria na Ventre, também fez parte das bandas de Paulinho Moska, Bel Baroni e GALI. Interessada em inovação, magia e em mudar o mundo, investiga universo audiovisual e performático como instrumento de cura e transformação em seu projeto experimental ÀIYÉ; é voluntária no projeto Girls Rock Camp, é membro da coletiva artvista MOTIM (RJ) e a articuladora cultural SÊLA (SP).