Outubro começa com estreia dupla no D. Maria II

Terra Nullius, uma criação de Paula Diogo, e Pin My Places, com encenação de Rui Horta, estreiam hoje, às 19h e às 21h30, respetivamente.

O mês de outubro começa com duas estreias no Teatro Nacional D. Maria IIPin My Places, encenação de Rui Horta a partir do texto de Mariana Ferreira, que estará em cena na Sala Estúdio de 1 a 16 de outubro; e Terra Nullius, uma audiocaminhada no exterior, criada por Paula Diogo, que poderá ser feita de 1 a 11 de outubro.

Pin My Places foi escrito por Mariana Ferreira no âmbito do Laboratório de Escrita para Teatro do D. Maria II e relata um obsessivo percurso mental pelo Google Maps, um universo onde quase tudo é possível sem se sair da cadeira. Com encenação do coreógrafo Rui Horta e interpretação de Ana Cris, Pin My Places leva-nos numa viagem onde apenas se conhece o ponto de partida. O espetáculo estreia hoje, às 21h30, na Sala Estúdio do D. Maria II, e ficará em cena até dia 16 deste mês.

Um pouco antes, às 19h, estreia Terra Nullius, uma audiocaminhada no exterior, com início em Santa Apolónia e término no D. Maria II. Terra Nullius foi um termo criado pela lei internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e, por isso, podiam ser ocupados. Mas o termo encerra também um significado poético, uma ideia de território inexplorado, uma espécie de oásis de liberdade onde seria possível recomeçar e repensar a nossa ideia de sociedade. Neste projeto que transborda o espaço do Teatro, Paula Diogo tenta capturar uma “experiência do lugar”, cruzando-a com narrativas pessoais e coletivas.

Ainda em outubro, estreiam também no D. Maria II Última Hora, uma comédia de Rui Cardoso Martins com encenação de Gonçalo Amorim, que estará em cena na Sala Garrett de 8 de outubro a 15 de novembro, e F, uma criação dos auéééu Teatro, que poderá ser vista na Sala Estúdio de 28 de outubro a 8 de novembro.

Este é também o mês que marca o regresso do Clube dos Poetas Vivos ao D. Maria II. Dia 20 de outubro, às 19h, Teresa Coutinho recebe o poeta José Carlos Barros, para conversar, ler e ouvir poesia. O Clube dos Poetas Vivos é uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa que, uma vez por mês, promove um encontro em torno da poesia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *