RAMP “XXV 1988-2013”

Já passaram bem mais de 20 anos desde a primeira edição do “Thoughts”.Parece que tudo foi tão rápido…

Fiz tantas amizades e vivi tantas experiências que hoje sou, inegavelmente, não apenas um elemento dos RAMP, mas alguém que partilha os ideais que rodeiam esta extensa família.
A música e as pessoas sempre foram a maior motivação.
O respeito, a partilha e os sonhos tornaram-se o fio condutor de algo que extravasou o simples percurso de um grupo musical.
A revisão da história já tinha sido alvo de muitos (e insistentes) pedidos e seria ilógico negar-lhe uma existência que se impõe por direito próprio.
Para mim, a edição do “Best Of” dos RAMP não consiste numa compilação de temas. É, antes de tudo, a recapitulação da experiência e dos momentos de uma família que cresceu, sorriu, chorou, mas que sempre guardou no coração o mais importante: a paixão pela música e pela vida.
Rui Duarte
RAMP
Conhecidos como o best kept secret da cena Metálica Portuguesa, os RAMP estabeleceram novos padrões para todo o movimento da musica pesada neste pequeno, mas, excitante e talentoso País.

O primeiro riff nasceu em 1988 e é desde esse longínquo ano que os vários caminhos musicais e artísticos percorridos pelos RAMP revelaram uma banda multifacetada – a marca maior que os leva a querer sempre ir mais longe.Buscando constantemente mais e maior qualidade como principal condição de vida, conseguiram atingir uma reconhecida reputação em estúdio e sobretudo ao vivo, onde assinam apresentações demolidoras.
Os RAMP foram a primeira banda de metal a atingir o top de vendas em Portugal com o segundo Álbum – milhares de cópias foram vendidas numa época em que poucos acreditavam que uma banda de heavy metal o pudesse fazer.
Com seis discos editados, os RAMP mostram ser uma força da natureza que os mantém como uma das bandas de referência da música extrema feita em Portugal.
Na celebração dos 25 anos de carreira, e utilizando as palavras do vocalista Rui Duarte, impõe-se uma “… recapitulação da experiência e dos momentos…” dos RAMP.
XXV 1988-2013 é isso e muito mais: um CD duplo que nos leva numa viagem pela carreira dos RAMP.

Autor: Pires