Remix Ensemble
Agrupamento residente inicia temporada
Na Casa da Música e na Culturgest
CASA DA MÚSICA
Sexta-feira, 13 de Janeiro
REMIX ENSEMBLE
Kasper de Roo direcção musical
Angel Gimeno violino
21h00 | Sala 1 | 8EUR
CULTURGEST
Sábado, 14 de Janeiro
REMIX ENSEMBLE
Kasper de Roo direcção musical
Angel Gimeno violino
21h30 | Grande Auditório
O Remix Ensemble inicia a sua temporada com um concerto na Casa da Música, dia 13 de Janeiro, sexta-feira, apresentando-se no dia seguinte, sábado, na Culturgest, em Lisboa, num concerto que marca o início da digressão 2006.
Os dois espectáculos vão ser dirigidos pelo maestro holandês Kasper de Roo, que obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional para Jovens Maestros de Besançon, França, em 1980. Destaque ainda para a presença do violinista venezuelano Angel Gimeno, que, para além do trabalho desenvolvido junto do Remix Ensemble, colabora com o Nieuw Ensemble de Amesterdão.
O Remix Ensemble é uma estrutura primordial da Casa da Música, tendo sido constituído em 2000. Para além de acolher este agrupamento, a Casa da Música promove as digressões anuais, como importante veículo da execução musical portuguesa. A formação é dirigida actualmente pelo maestro titular Peter Rundel e tem, para além das actuações programadas no âmbito do Ciclo do Remix, outros espectáculos previstos para este ano.
A nível nacional, apresenta-se a 14 de Janeiro na Culturgest (Lisboa), regressando à capital ainda a 18 de Fevereiro para um concerto no Grande Auditório Gulbenkian. Segue-se uma digressão por vários festivais internacionais, nomeadamente, o Festival Ars Musica, em
Antuérpia, a 21 de Março, o Musicadhoy, em Madrid, e o Festival de Música Contemporânea de Barcelona, a 19 e 27 de Maio, o Festival de Música de Estrasburgo e o Ultima, em Oslo, nos dias 24 e 30 de Setembro, o Festival de Outono, em Budapeste, a 13 de Outubro, e o Festival d´Automne, no dia 23 do mesmo mês, em Paris. Nos dias 22, 23 e 25 de Novembro, o Remix Ensemble toca no Teatro Nacional de S. Carlos, terminando a sua digressão a 16 de Dezembro, no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, regressando então à Casa da Música.
A questão da existência de uma Escola Holandesa de composição dá o mote ao programa escolhido para os concertos de 13 e 14 de Janeiro, que gira em torno da influência que figuras dominantes da música holandesa
do último quartel do século XX, como Louis Andriessen e Klaas de Vries, podem ter exercido sobre a obra dos seus alunos, entre os quais os compositores portugueses Vasco Mendonça e Nuno Côrte-Real.
Programa:
¿Escola Holandesa?
Vasco Mendonça : How now, brown clown?
Louis Andriessen : Zilver
Nuno Côrte-Real : Concerto para Violino
Klaas de Vries : Bewegingen
Michel van der Aa: Attach
Autor: inside