“REWIND” INICIATIVA DO PARLAMENTO EUROPEU EM PORTUGAL QUE ASSINALA O DIA DA EUROPA

COM O LEMA “REWIND | REBOBINAR PARA UM NOVO COMEÇO”, O PROJETO PROMOVE A PARTILHA DE OBRAS INÉDITAS, NAS ÁREAS DA MÚSICA E ARTES VISUAIS E PLÁSTICAS, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DO PARLAMENTO EUROPEU EM PORTUGAL

“REWIND” é uma iniciativa de partilha de obras inéditas, nas áreas da música e artes visuais e plásticas, nas plataformas digitais do Parlamento Europeu em Portugal de forma a assinalar a comemoração do Dia da Europa que se celebra a 9 de maio.

Com a curadoria da JVS Booking e da Mistaker Maker, a iniciativa engloba um conjunto de atividades culturais inéditas que visam transmitir uma mensagem de solidariedade, coesão, cooperação e resiliência face ao período difícil que atravessamos.

Nestas obras está espelhado o resultado do trabalho de mais de 100 pessoas – artistas, técnicos e outros elementos da sociedade civil – que, embora separadas em espaços físicos distintos, conseguem criar um objecto comum através da colaboração.

Através do seu aspecto multidisciplinar e da diversidade de estilos, línguas, culturas e até origens étnicas dos artistas, realça a diversidade que caracteriza a União Europeia e que pode ser encontrada também na criação cultural e artística em Portugal.

Curadoria Mistaker Maker para o “REWIND” nas artes plásticas e visuais:

No que diz respeito às artes plásticas e visuais, “REWIND” é o contributo de 9 vozes, 9 artistas, que no dia 9 de Maio de 2020 em que se celebra o Dia da Europa, se unem neste palco global que visa exaltar o todo que representa e se ambiciona no presente e futuro para a União Europeia: solidariedade, cooperação, coesão, respeito e resiliência.

Toda a ação estará alojada nas redes do Parlamento Europeu em Portugal.
No que se refere às artes visuais / plásticas, haverá um espaço próprio no website do Parlamento e as obras produzidas pelos artistas serão colocadas à venda, como forma de apoio à sua atividade artística.
Todas as obras foram realizadas durante o Estado de Emergência Nacional (Abril de 2020).

A exposição virtual encerra no dia 10 de junho, Dia de Portugal, fechando e celebrando este ciclo de reflexão sobre o nosso papel como indivíduos ativos e integrantes de um todo que funciona a diferentes escalas, europeia e nacional.

Será também realizada uma visita guiada virtual pelas obras artísticas, apresentada por Lara Seixo Rodrigues no dia 9 de maio pelas 18H00.

Mais informação sobre os artistas desafiados pela Mistaker Maker:

±MaisMenos±
Aheneah
Catarina Glam
Mantraste
Pantónio
Raquel Belli
Tamara Alves
The Empty Belly
Tiago Galo

Lara Seixo Rodrigues, responsável pela Mistaker Maker e curadora deste projeto, refere precisamente que “o conjunto de peças que aqui se apresentam, falam-nos de novos ciclos, de regressos, de recomeços e renascimentos, de velhos e novos tempos que se contam a diferentes velocidades, de toque, de tensões na proximidade, de sombras, de extremos, de inimigos invisíveis que reconciliam, de esperança e de paz.”

Este projeto conta também com programação musical a cargo da JVS Booking, com artistas convidados como Bruno Pernadas, Selma Uamusse + Gospel Collective, Batida e atividades de leituras e depoimentos.