Rock in Rio balanço do segundo dia
ROCK IN RIO 2006
Terminou a primeira semana do Rock in Rio – Lisboa. Neste segundo dia subiram ao Palco Mundo os brisileiros Pitty, Xutos e Pontapés, Darkness e os Guns n´Roses. Quanto ao Palco Hot Stage actuaram os Wraygunn, Living Things e Kill The Young. Na Tend
Relativamente ao Palco Mundo este dia 27 estava reservado para os sons mais pesados. Os Pitty subiram ao Palco com poucos espectadores (nem parecia o festival do dia anterior). O publico mostrou-se relutante em aderir ao seu som mas foram as guitarradas destes brasileiros que mais aplausos levaram. Numa actuação bem rock estes senhores suaram a camisola e mereciam melhor sorte. Em Portugal são practicamente desconhecidos.
Cerca de meia hora depois o recinto estava completamente transformado em termos de publico para receber os Xutos. Desta vez Tim e companhia nem precisaram de se esforçar para arrancar enormes canticos e aplausos do publico. Os Xutos foram os primeiros vencedores da noite. O seu rock enquadra-se na perfeição neste tipo de festivais. O Rock in Rio 2006 não poderia passar sem eles. Grandes Xutos!
Seguiram-se os Darkness. Numa onda de revivalismo voltamos aos anos 70. Voltamos às calças de licra apertadas, aos cabelos longos e à exuberancia rock daqueles anos. Apesar de tudo isto, senti que a banda não ganhou muitos fãs com esta participação. O público esteve não raras vezes frio e distante, apático mesmo!
Para o final da noite a cereja no cimo do bolo! Os Guns n´Roses estavam de regresso a Portugal, agora numa versão Axl Rose e os outros!
Por muito que não se queira Slash, Duff e companhia fazem mesmo falta!
Para além disso a longa ausência dos palcos e a novela “Chinese Democracy” também não ajudam à reputação da banda. E, como se tudo isto não bastasse Mr. Axl Rose impediu a transmissão das músicas novas na televisão. Complicado este Axl!
Tudo isto à parte, foi bom recordar os clásicos da banda, já que quanto aos temas novos é dificil na primeira audição ter opinião formada. Apesar disto, a primeira impressão não fez lembrar os velhos Guns. Vamos aguardar!
E assim terminou a primeira semana de Rock in Rio – Lisboa 2006. Muito calor, pó adrenalina foram as palavras chave desta primeira semana. No próximo fim de semana há mais.
Faltam 3 dias de Festival!
Texto e Fotos: Carlos Pratas
Autor: Carlos Pratas