ROCK METAMORFOSES

Pelo DRUMMING

6 compositores portugueses compõem novas peças para percussão com base em temas do jazz e do pop rock.

Tomando como base vários temas pop-rock dos Beatles, Frank Zappa, U2, Benny Goodman e Steppen Wolf, o Drumming desafiou seis compositores portugueses a comporem seis novas peças para percussão através de um jogo de transformação e imaginação para que as metamorfoses dos temas, que o público conhece ou terá ouvido pelo menos alguma vez, possam ser de um momento para outro reconhecidas e quem sabe depois adivinhadas, seguidas ou possam porventura escapar outra vez do ouvido…

Dependendo da própria composição como da audácia e perspicácia do ouvido de cada um dos ouvintes, cria-se um jogo com o público para que este possa comprovar a afinação do seu ouvido e a sua memória auditiva atingindo desta forma um dos objectivos pretendidos por este espectáculo: envolver o público.

DRUMMING – GRUPO DE PERCUSSÃO

Emergiu em 1999 do primeiro curso superior de percussão aberto em Portugal, cinco anos antes, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, com o apoio do Instituto Politécnico e da Escola Profissional de Música de Espinho.

Sob direcção de Miquel Bernat, percussionista e pedagogo de prestígio internacional, o agrupamento, formado por alunos e professores, ostentando no seu currículo dezenas de actuações em todas as principais salas do país: Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Teatro Camões, Teatro Rivoli, Teatro Nacional de São João e também no estrangeiro, em Espanha, Bélgica, França, Alemanha, etc. Foi grupo residente da programação musical da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, com 8 actuações apresentando os mais diversos programas.

Drumming resulta também da evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental, contribuindo, através da divulgação das grandes obras contemporâneas, para um ganho progressivo de público para esta especialidade, no seio da qual percorre as vias da inovação sonora e da poética do espectáculo enquanto momento cénico único e total.

Com a estabilização em termos profissionais e autónomos, o projecto Drumming passou a desempenhar um papel central na divulgação do mais significativo repertório existente para percussão, entrando numa fase de desenvolvimento do seu próprio repertório com compositores internacionais e portugueses.

Nos últimos anos, tem-se consolidado a singularidade do papel de Drumming na cena musical portuguesa, mediante apresentações que vão da percussão erudita, ou do rock-jazz-world music, à música de cena para teatro, ópera e bailado, passando pela programação contemporânea temática. O grupo tem, igualmente, apresentado programas concebidos para fins itinerantes e didáctico-pedagógicos de trabalho com não profissionais.

No campo da pesquisa, a organização de seminários e conferências e a elaboração de um programa pedagógico próprio, integram uma actividade orientada numa perspectiva eclética que integra também o trabalho de atelier experimental, por onde passam trabalhos coreográficos, de ligação à música electrónica e fusão com outros géneros musicais e artísticos.

Programação:

10 de Setembro de 2005
21h00
Pequeno Auditório
Centro Cultural de Belém

I Parte:

João Pedro Oliveira: Swing,Sing,Sing
Fernando C. Lapa: Say Beautiful
Carlos Azevedo: Drumming The Hard Way

II Parte:

Mário Laginha: Este Pássaro não é Preto
António Chagas Rosa: Deep Water Music
António Pinho Vargas: Step by Step: Wolfs

Fonte: Centro Cultural de Belém

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro