Rock in Rio-Lisboa

Estudo de mercado

88,9{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} dos entrevistados afirmam voltar ao próximo Rock in Rio-Lisboa mesmo sem saberem o cartaz!

De forma a conhecer a opinião do público sobre o Rock in Rio-Lisboa para desenvolver uma nova edição ainda mais adequada aos gostos dos portugueses, a organização do evento – a cargo da Better World – encomendou um estudo de mercado à empresa Acziona. Desse estudo resulta um dado muito curioso: dos participantes da edição de 2004 entrevistados, 88,9{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} afirmaram voltar a estar presentes no Rock in Rio Lisboa 2006 mesmo sem conhecerem o cartaz ou o preço exacto dos bilhetes. De salientar também que, numa escala de 0 a 10, a maioria dos entrevistados – 68,5{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} – deram nota 8 ou superior ao evento.

Em termos de notoriedade, as respostas superaram as expectativas da organização, com 97,2{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} dos entrevistados a afirmarem reconhecer o Rock in Rio-Lisboa, sendo a primeira marca no top of mind em termos de eventos musicais no nosso país. O Rock in Rio-Lisboa é, ainda, percepcionado como um dos três maiores eventos em Portugal nos últimos 10 anos, logo a seguir à Expo 98 e ao Euro 2004.

Do total de entrevistados que assistiram ao Rock in Rio-Lisboa 2004, o primeiro motivo pelo qual se deslocaram à Cidade do Rock foi a escolha dos artistas/bandas, com 46{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} de respostas, seguido do ambiente e diversidade de pessoas, com 14,5{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c}, e em 3º lugar foi o conceito das “14 horas de festa” com 13{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} de respostas.

Os aspectos positivos mais significativos do Rock in Rio-Lisboa apontados pelos inquiridos foram a organização, em 1º lugar, seguido da qualidade das bandas e do projecto social inerente ao evento. O principal factor considerado negativo foi o preço do bilhete.

Fonte: LIFT – Managing Reputation

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro