Rod Stewart – ‘remember’?

A 11 de Julho, no Pavilhão Atlântico!

Ao longo de três décadas, Rod Stewart permaneceu como um ícone no panorama da musica popular; Esteve um pouco por todo o lado, da cena ‘underground’ londrina a uma consistente carreira de projecção global.

FLASH-BACK
De algum modo Rod Stewart fez com que tudo parece-se fácil: uma voz expressiva e carismática e uma electrizante presença em palco bastaram para conquistar o coração de milhões de fãs pelo mundo fora…
Canções como “Maggie May.”, “Tonight’s The Night.”, “Stay With Me.”, “You’re In My Heart.”, “Reason To Believe.”, “Hot Legs.”, “Infatuation.” ou “People Get Ready.” são mais do que canções, são marcos de uma carreira que se converteram em novos clássicos da musica popular que têm em comum o talento e a classe de Rod Stewart.
A sua carreira iniciou-se no principio dos anos 60, integrando bandas como Long John Baldry, Steampack ou Shotgun Express. O seu sentido particular para os ‘blues’ e as influências ‘folk’ da sua terra natal estiveram na base para a formação de um estilo particular. Mas seria com a sua passagem pelo Jeff Beck Group e The Faces que a sua carreira entraria definitivamente para a ribalta e suportariam uma apresentação a solo que estava a chegar.
Em 1969 lança o “Rod Stewart Album”, seguindo-se “Gasoline Alley” em 70 e o clássico “Every Picture Tells A Story” de 71 estabelece definitivamente Stewart como um dos mais entusiásticos cantores ‘rock’ da sua época.
Nos anos que se seguiram, lança “Never A Dull Moment”, “Smiler”, e “Atlantic Crossing” que assinala a sua mudança para a América. Neste período Rod Stewart afirma-se como um dos artistas mais consistentes e admirados pelo público, criando uma reputação de homem rico e de bom gosto, apaixonado por futebol e com preferência pelas loiras….
Apesar de uma vida intensa não deixa de encontrar tempo para lançar novo títulos: “A Night On The Town” de ‘76 ficaria marcado pelo estrondoso sucesso com o tema “Tonight’s the Night”; “Foot Loose & Fancy Free”, de 77 apresenta temas como “Hot Legs” num estilo marcadamente “sexy” que tão bem o caracterizaria. Numa época marcada pelo aparecimento do Disco, Rod apostaria contudo na afirmação do seu próprio estilo de que “Blondes Have More Fun” de 78 é um bom exemplo.
Já em 80, lança “Foolish Behavior ” de que sairiam temas de grande sucesso como “Passion”. “Tonight I’m Yours”, de 82, continha um brilhante tema, “Young Turks”, que se tornaria um hino da sua época. Os anos que se seguiram foram igualmente frutuosos, com enormes sucessos como “Baby Jane” (Body Wishes – 83), “Infatuation” e “Some Guys Have All The Luck” (Camouflage – 85) e já em finais da década com temas como “Forever Young” ou “Lost In You”.
“Vagabond Heart ” de 1990, seria especialmente marcado pela excelente versão do tema “Have I Told You Lately That I Love You.” de Van Morrison; o sucesso deste trabalho levaria a gravação posterior de um excelente álbum ao vivo em 93, “Unplugged. . .and Seated” em que aparecia ao lado do seu antigo colega dos Faces, Ron Wood (Rolling Stones).
Nos anos 90 Lançaria ainda “Spanner in the Works” (95), num tributo aos seus heróis da música Muddy, Sam e Otis, e em 98 “When We Were The Young Boys” que oferecia uma abordagem contemporânea a velhos temas dos Faces.
Com a passagem do milénio, Rod Stewart lança-se numa nova aventura, e um dos seus sonhos de sempre, com a edição de três novas compilações de grandes Clássicos da Canção Americana – The Great American Songbook. A não perder…

Autor: Luís Guimarães