Sepultura – Em exclusivo para o INSIDE

Sepultura - Em exclusivo para o INSIDETudo começou com uma brincadeira no começo dos anos 80 na Cidade de Belo Horizonte.
Paulo Jr., Jairo Guedez, Max Cavalera e Igor Cavalera formavam os Sepultura, banda Brasileira sobejamente conhecida.Com 10 trabalhos editados, o 11º a caminho e com remodelações na sua composição, os Sepultura continuam de pedra e cal, e prometem nos continuar a dar projectos com qualidade certificada.

O Jornal Inside esteve em conversa com um dos elementos dos Sepultura: Andreas Kisser falou acerca do projecto vindouro entre outros assuntos:

Inside – Desde o lançamento do primeiro álbum em 1985, de que forma a banda evoluiu. Sentem que amadureceram como músicos e como pessoas?

Andreas Kisser (A.K.) – Sem dúvidas, crescemos como músicos e como pessoas. No começo éramos quatro fazendo o máximo de barulho possível, fomos viajando pelo mundo, conhecendo culturas diferentes, falando novas línguas, hoje tenho uma família, mulher, três filhos e tudo isso influencia a musica que se faz, tudo que aprendemos, colocamos em nossas músicas e letras.

Inside – Tendo este projecto nascido de uma brincadeira nos anos 80, será que pensaram que ela poderia chegar aos 20 anos de existência?

A.K. – Nunca se tem certeza, principalmente tocando a música extrema que tocamos no país do Samba e Bossa Nova, mas sempre acreditámos naquilo que fazíamos.

Inside – está para breve o lançamento de mais um álbum. Fale-me um pouco dele?

A.K. – O álbum será lançado no ano que vem, provavelmente em Março. Estamos terminando as gravações neste mês de Outubro…. Ele vai-se chamar “DANTE XXI”. O disco é influenciado pela obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia.
Estamos fazendo um paralelo entre a obra e os dias de hoje.
Todas as letras e a arte do disco serão influenciadas pela obra.

Inside – O Single de apresentação. Que música vão escolher?

A.K. – Ainda não definimos.

Inside – Sei também que vão lançar um DVD. O que é que ele vai conter?

A.K. – O DVD vai se lançado na primeira semana de Novembro no mundo inteiro.
Ele contém um show ao vivo gravado em São Paulo, algumas músicas de um show que fizemos em Dusseldorf no ano passado, muitas fotos, making of e um documentário feito pelo Derrick que conta um pouco da entrada dele na banda até os dias de hoje. O documentário tem cerca de 30 minutos e vai se chamar TRIBUS.DOC.

Inside – A vossa última passagem por Portugal foi no Rock in Rio Lisboa em 2004.
Está para breve uma nova passagem por Portugal agora que vão lançar este novo trabalho?

A.K. – O Rock in Rio Lisboa foi muito bom, foi um grande concerto com grandes bandas. Voltaremos à Europa depois que “DANTE XXI”, for lançado.

Inside – Ver uma sala cheia aplaudindo Sepultura, que sentimento provoca em vocês como músicos e criadores que são?

A.K. – Um sentimento muito bom, de trabalho cumprido e reconhecimento do esforço e energia que colocamos em nossa música.

Inside – Como vai ser feita a promoção deste novo trabalho. Já têm uma Tournée preparada?

A.K. – Depois de Março, estaremos em tour pelo mundo.
Grande abraço à todos Portugueses e espero vê-los no próximo ano na
Tour do “DANTE XXI”.

Obrigado Andreas! E Obrigado Sepultura!!

Autor: Sandra Adonis