Sex Pistols em Portugal

31 de Julho

Uma ansiada estreia em Portugal, dia 31 de Julho, Paredes de Coura! Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols!

John Lydon, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock, são os nomes dos quatro londrinos que revolucionaram o mundo da música, com o seu único álbum, “Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols” de 1977, que abriu portas ao aparecimento do Punk britânico.

As actuações ao vivo do quarteto inglês ficaram na história pela atitude infame e provocadora dos seus membros, que com uma energia e convicção ferozes, faziam dos concertos momentos únicos de catarse, para a banda e para o público.

A influência dos Sex Pistols no mundo da música é absolutamente fundamental, tendo mesmo começado antes do sucesso da banda – em 1976 deram um dos concertos míticos da história da música, tendo actuado para pouco mais de 40 pessoas em Manchester. Entre elas encontravam-se os ainda desconhecidos Ian Curtis, Bernard Summer e Peter Hook (Joy Division), Morrissey (The Smiths), Pete Shelley e Howard Devoto (Buzzcocks) e Mark E. Smith (The Fall).

Mas nem só o mundo da música foi influenciado pelos Sex Pistols, o cinema também não lhes ficou indiferente. Os documentários em volta da banda multiplicaram-se, com particular relevância para os realizados por Julian Temple (um deles em mostra durante o festival deste ano, através ligação com o Imago) e ainda hoje em dia, Christopher Nolan, realizador do novo Batman, “O Cavaleiro das Trevas”, disse que a personagem Joker, interpretada por Heath Leadger, foi inspirada em Johnny Rotten.

Considerados unanimemente pelas revistas da especialidade como uma das 100 Melhores bandas de todos os tempos, os Sex Pistols continuam, hoje em dia, a ter uma atitude provocatória e contra-sistema, tendo recusado em 2006 a entrada no Rock and Roll Hall of Fame.

Para mais informações consultar o Site Oficial do evento em :
www.paredesdecoura.com

Fonte: Everything Is New

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro