Teresa Guilherme estreia albúm a solo
Arredada dos grandes ecrãs, Teresa Guilherme, lança agora o seu primeiro álbum a solo pleno de expressividade e criação.
Tendo tido pais músicos e sendo uma pura melómana na sua intimidade, Teresa sempre foi pouco reconhecida no meio como intérprete. A carreira televisiva sempre ofuscou o seu contido talento e por isso, nas suas palavras “Este foi o momento certo. Não penso que tenha vindo tarde, mas sim no momento certo, em pleno da minha maturidade, e com algum descanso profissional”.
O álbum produzido por Luís Jardim, e intitulado “Meandros da Televisão” é uma espécie de visita da sua carreira nos bastidores, povoada por melodias dóceis e de alguma simplicidade harmónica, quase naïve. A faixa de abertura e que dá nome ao álbum é apenas um solo carregado de progressões em marcha harmónica que nos conduzem a um final palpitante após uma cadência picarda. Isto acompanha muito bem a voz que Teresa empresta às canções, de uma forma subtil e quase sussurrada, a fazer lembrar uma Carla Bruni.
A Pérola do disco é no entanto a faixa 9, “Balada para o triunfo”, em que é descrita a emoção da vitória num poema de José Castelo Branco, e declamado pelo próprio acompanhado ao piano por Teresa numa melodia Debussyana, numa escala de tons inteiros. Verdadeiramente brilhante e que ficará para a posteridade como um legado a seguir.