THE CODE NA PRIMEIRA PARTE

OFF THE WALL – A TRIBUTE TO PINK FLOYD

A primeira parte dos “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd” no Pavilhão Atlântico vai ser assegurada pelos The Code, banda liderada por Vincent McCallum.

O trio escocês começou as actividades em 1998, com a gravação de uma demo no Reino Unido. De então para cá a vida da banda tem sido feita de espectáculos ao vivo, principalmente na Escócia, Bélgica e Portugal, fruto de cantarem em Inglês e Português.

O vocalista Vincent McCallum lançou, inclusive, um álbum a solo, intitulado 50/50, apoiado pelo Ministério da Cultura Português, onde metade dos temas são cantados na língua de Camões e a outra metade na de Shakespeare.

Actualmente a banda anda a preparar a edição de um álbum, que já recebeu o nome de “6” e que inclui músicas gravadas na Escócia e em Portugal ao longo dos últimos anos, onde sobressaem as principais influências da banda: Van Morrison, Sting e Jorge Palma.

O álbum tem edição prevista para Fevereiro de 2006 e servirá de base ao concerto dos The Code no Pavilhão Atlântico, na primeira parte dos “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd”.

OFF THE WALL – A TRIBUTE TO PINK FLOYD | 3 DE MARÇO PAVILHÃO ATLÂNTICO

No dia 3 de Março, o Pavilhão Atlântico recebe “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd” onde serão revisitados os clássicos dos Pink Floyd, num concerto que tem arrebatado plateias um pouco por todo o Mundo.
Para além da mestria dos músicos que integram a banda (que foram elogiados pelos próprios Pink Floyd), o espectáculo impressiona pela qualidade dos cenários, desenho de luz e projecções.

Mais que um simples tributo, “Off The Wall” assume-se como uma réplica dos espectáculos dos Pink Floyd.

“Off The Wall” – A Tribute to Pink Floyd” foi criado em 2001 por Paul Barker (baixo) e Fluff (guitarra), músicos que partilhavam a paixão pelos Floyd desde a adolescência. Com Kevin Fitzpatrick nas vozes e teclas, Stella Fairhead nas vozes e guitarra e Chris Bold na bateria, que entretanto deu lugar a Dave Cottrell na mesma altura em que Ben Appleby adicionou saxofone
ao conjunto, estava encontrado o leque de músicos ideal para Off The Wall – cuja tarefa ciclópica é homenagear uma das bandas mais geniais de todos os tempos: os Pink Floyd.

O primeiro concerto dos Off The Wall decorreu num pequeno pub em Bradford. Apesar de algumas arestas por limar, a reacção do público e em especial do proprietário do pub fizeram a banda acreditar que estavam no caminho certo.

Paul assumiu a posição de manager da banda, mas após várias reuniões com promotores, sem resultados, decidiu arriscar ao marcar um concerto no Halifax Piece Hall, um local ao ar livre com capacidade para cinco mil pessoas. O risco compensou e o concerto foi um enorme sucesso.

Até os fãs mais cépticos dos Pink Floyd saem rendidos de “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd”. E a digressão ininterrupta, desde 2001, que tem levado o espectáculo aos 5 continentes, originou um fenómeno curioso:
crianças e adolescentes que têm assistido a “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd”, tornam-se em novos fãs, mantendo vivo e actual o vasto legado musical dos Pink Floyd.

Autor: inside