TNSJ: A Dama das Camélias ensina que “não se brinca com o amor”

Para ver entre os dias 6 e 9 de fevereiro, no Porto

A partir da obra de Alexandre Dumas (filho), o espetáculo tem no elenco nomes como Carla Maciel, Gonçalo Waddington ou Carla Bolito

“Não se brinca com o amor”. É com esta frase, da autoria do poeta e dramaturgo francês Musset, que Miguel Loureiro inicia o texto que escreveu para o programa de sala de A Dama das Camélias, espetáculo que levará ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), de 6 a 9 de fevereiro. Da autoria de Alexandre Dumas (filho) – que, em 1852, adaptou o seu bem-sucedido romance (1848) com o mesmo nome para a cena –, a peça faz-se de uma estrutura trágica de cinco atos e diálogos céleres entrecruzados sobre a gravidade do amor.

Em palco, a atriz Carla Maciel dá corpo a Marguerite Gautier, a Dama das Camélias. Com uma origem humilde, ascendeu a cortesã refinada e disputada, sendo uma demi-mondaine que, tal como tantas outras personagens oitocentistas, acaba condenada à tuberculose. Na sua versão, que estreou em setembro de 2019, Miguel Loureiro “aligeirou, analisou, aportuguesou, afrancesou em excesso, ridicularizando e engrandecendo” esta Dama das Camélias, fazendo um jogo cénico “à sua maneira”.

Resultando de uma coprodução São Luiz Teatro Municipal, Gonçalo Waddington & Carla Maciel, Lda. e TNSJ, a peça – que conta ainda no elenco com Carla Bolito, Gonçalo Waddington, António Durães, entre outros – pode ser vista na quinta e sexta-feira, às 21h00; no sábado, às 19h00; e no domingo, às 16h00. Para a récita de dia 7 de fevereiro está programada uma conversa pós-espetáculo e, no dia 9 de fevereiro, o espetáculo terá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.