Trio Beaux Arts

Ciclo de Música de Câmara

O Ciclo de Música de Câmara inicia-se na presente temporada com o lendário Trio Beaux Arts, que se apresentará no Grande Auditório com um programa preenchido por obras de Franz Schubert e de Dmitri Chostakovitch.

Cinquenta e um anos após a sua criação, o Trio Beaux Arts continua a ser uma referência única no panorama musical internacional. Da sua actual formação fazem parte o pianista Menahem Pressler, o violoncelista brasileiro António Meneses e o violinista britânico Daniel Hope. O primeiro foi um dos membros fundadores do agrupamento, enquanto os dois últimos incorporaram-se, respectivamente, em 1998 e em 2002. Todos eles desenvolvem intensas carreiras individuais, para além de se dedicarem ensino.

As apresentações públicas do Trio Beaux Arts nos últimos quatro anos têm despertado o entusiasmo das audiências e da crítica de todo o mundo. Fiéis ao espírito que tem orientado o seu percurso durante meio século, os seus actuais integrantes transformam-se num único corpo sonoro, adaptando-se de forma espantosa aos requerimentos estilísticos e poéticos de cada um dos compositores que abordam. Depois da sua estreia discográfica dedicada a Mendelssohn e Dvorák, o Trio Beaux Arts, na sua presente formação, gravou recentemente um CD para a Warner Classics inteiramente preenchido por obras de Chostakovitch, o qual tem obtido um excelente acolhimento.

Terça, 21 de Novembro, 19h00
Grande Auditório

Trio Beaux Arts

Daniel Hope, Violino
Antonio Meneses, Violoncelo
Menahem Pressler, Piano

Programa:

Franz Schubert
Nocturno para Piano e Cordas, D.897 (op.148)

Dmitri Chostakovitch
Trio com Piano Nº 2, em mi menor, op.67
Franz Schubert
Trio com Piano Nº 1, em Si bemol maior, D.898 (op.99)

Fonte: Fundação Gulbenkian

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro