Orquestra Gulbenkian – Nos 150 anos da morte de Robert Schumann

Ainda assinalando os 150 anos sobre a morte de Robert Schumann, a Orquestra Gulbenkian apresentará um programa inteiramente dedicado ao compositor alemão que inclui duas das suas obras mais celebradas: a Sinfonia nº 2 e o Concerto para Violoncelo.

A primeira contém um dos andamentos lentos mais belos do Romantismo, enquanto o concerto para violoncelo se inscreve na mais característica veia lírica schumanniana. À frente da orquestra estará o versátil maestro americano John Nelson, que regressa ao Grande Auditório depois de ter dirigido com enorme sucesso na temporada passada a oratória Das Paradies und die Peri, do mesmo compositor.

A presença da violoncelista russa Nina Kotova, que interpretará a parte solista do concerto de Schumann, leva a crer que este programa poderá constituir um dos pontos altos da presente temporada da Orquestra Gulbenkian. Descendente de uma família de músicos e ela própria música precoce, a violoncelista tem sido largamente aplaudida nas salas de todo o mundo pela sua personalidade cativante, a qual fica, aliás, patente nas suas peculiares versões das mais consagradas obras do repertório concertístico. Kotova chega a Lisboa após o enorme sucesso atingido pelo seu mais recente registo discográfico (Sony/BGM), que inclui a sua interpretação do célebre concerto de Dvorák. Também elogiada nas suas facetas de compositora e de produtora, a violoncelista parece destinada a ser uma das personalidades musicais a destacar nestes primeiros anos do século XXI.

John Nelson Maestro

Nina Kotova Violoncelo

Robert Schumann

Abertura, Scherzo e Finale, op.52
Concerto para Violoncelo em Lá menor, op.129
Sinfonia Nº 2, em Dó maior, op.61

Quinta, 23 de Novembro, 21h00
Sexta, 24 de Novembro, 19h00
Grande Auditório

Fonte: Fundação Gulbenkian

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro