Trio de Gonçalo Marques + Jacob Sacks
Ciclo Jazz +351 |Comissário : Pedro Costa |13 de julho|21h30 Pequeno Auditório | 5€ (preço único)
“O trompetista exibe o seu som claro, límpido, e muita imaginação. A dupla rítmica apresenta a consistência habitual, pontuada com pormenores de fino recorte(…)Um músico e instrumentista fundamental na atual cena jazz portuguesa” (Nuno Catarino, crítica do disco Cabeça de Nuvem Só tem Coração. Abril de 2016, Público)
Com mais de dez anos de existência, dois discos editados e outro em fase de produção, o Gonçalo Marques Trio tem uma das identidades mais distintas da cena jazz nacional, que se mantém percetível apesar dos diferentes convidados especiais (nomes como Bill McHenry ou André Santos, entre outros) que regularmente se juntam a Demian Cabaud no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria, para além do próprio Gonçalo Marques no trompete. O convidado para este concerto é Jacob Sacks, figura de destaque dos vários circuitos jazzísticos de Nova Iorque, do mainstream à vanguarda.
O som do trio assenta na sua melancolia, simplicidade e preferência pelo down e mid-tempo. Ainda assim há espaço para a espontaneidade e improvisação, que surge como contrapeso à escrita despojada e sossegada do trio. Gonçalo Marques frequentou a Berklee College of Music e lá teve a oportunidade de estudar com Dave Santoro, Bill Pierce e John McNeill, um dos mais influentes trompetistas da sua geração. Atua regularmente com a Big Band do Hot Clube, a Reunion Big Band e a orquestra LUME. Para além do seu trio também toca com o decateto de Bruno Santos.
Nate Chinen, crítico do The New York Times, descreve Jacob Sacks como “um soberbo músico de ensemble da ala expressionista do jazz moderno, alguém que eleva a fasquia na coesão de grupo sem atrair demasiadas atenções para si mesmo.” Nos últimos doze anos o pianista lançou vários álbuns – o último, No Man’s Land, é de 2013 – e tem feito tours pelos Estados Unidos, Europa e Canadá. Já tocou com artistas como Clark Terry, Terumasa Hino, Eddie Henderson e Ben Gerstein, entre muitos outros. Jacob Sacks vive atualmente em Brooklyn onde compõe e leciona na sua escola.