Vader – Impressions in blood

Nota Inside: 19/20

Regain Records
www.vader.pl

Expoentes máximos do Death Metal da Polónia e banda de culto do género, os Vader enfrentam nesta altura uma mudança significativa na sua carreira.

O salto para a uma editora de maior porte, a Metal Blade e o recente falecimento de um dos motores da banda, Doc, significaria para muitos uma mudança nos Vader a vários níveis. Contudo, nada disto fez estremecer o grupo que parece ficar cada vez melhor a cada álbum que edita. A banda resolveu deixar a Metal Blade, assinou pela Regain Records e compôs “Impressions in Blood” que é provavelmente o melhor disco de sempre dos Vader.

Parece exagerado, pretencioso, dizer isto tendo em conta os clássicos “De Profundis” e “Litany”, mas um vez ouvida esta proposta dos polacos, merece esse estatuto e muito mais.

“Between Day and Night” é uma introdução soberba, com uso de majestosos teclados a abrir para “Shadowsfear” uma brutal malha de Death Metal como só os Vader sabem compôr. “As Heaven’s Collide”, “Predator”, “Field of Heads” e “Amongst The Ruins” são outros hinos de brutalidade controlada e suprema. O destaque vai para o substituto de Doc, Daray que mostra uma soberba técnica e força insuperáveis.

“Impressions in Blood” mostra uns Vader no topo das suas capacidades, experientes e sabedores da sua arte, este é o seu “Seasons in The Abyss”, o seu “Master of Puppets” ou simplesmente um dos melhores álbuns de Death Metal alguma vez editados.