Vilar de Mouros 2006 – 35 anos

35 Anos, 35 Bandas, 35 Euros

A trigésima quinta edição do Festival de Vilar de Mouros abriu ontem, dia 21 de Julho, com uma actuação não muito comum neste tipo de festivais: a Banda da GNR fez as honras de abertura, no mesmo Palco Original, onde em 1982 tocaram os U2, imagine-se

Num primeiro dia marcado pela pontualidade, os The Vicious Five subiram ao Palco VDM pelas 20h30. Com uma actuação plena de energia, o quinteto luso teve por missão trazer ao palco os milhares de festivaleiros acabados de chegar e ainda dispersos pelo recinto, missão brilhantemente levada a cabo a julgar pela adesão do público.

Às 21h00 actuaram os Deluxe, que será o mesmo que dizer que actuou Xoel, o nome solitário que dá nome ao projecto musical bastante aclamado pela imprensa espanhola e que foi recebido com entusiasmo pelo público vindo do país vizinho.

Seguiram-se os britânicos Mojave 3, perante uma plateia já praticamente preenchida e que correspondeu com entusiasmo à actuação da banda. Estava dado o mote para a primeira noite, que estava ainda no início.
Às 23h30 subiram ao palco os Xutos e Pontapés, para muitos a grande banda deste primeiro dia. Durante praticamente duas horas os Xutos deixaram em delírio um público que nunca se cansou de entoar os temas apresentados pela banda, que mantém o mérito de encantar a todas as gerações presentes.

Para a 1h30 estava reservada a actuação mais pesada da noite. Os brasileiros Sepultura destilaram em palco toda a energia que desde sempre os caracterizou, contagiando a multidão presente com temas que passaram pelo último álbum “Dante XXI” mas que percorreram toda a discografia do grupo.

O festival continuou pela noite dentro com as actuações de Kussondulola, Soundsista’s e Mofyah Sound System no Palco Original.

Um início bastante promissor para o trigésimo quinto aniversário de Vilar de Mouros, com bastante afluência por parte do público e com as bandas presentes a corresponderem com actuações à altura do evento.

Autor: António Carreira