10º aniversário do Festival da Zambujeira do Mar

PELOS CAMINHOS DO SUDOESTE…

Para quem espera um ano por uma nova edição do Festival Sudoeste, este passa sempre depressa demais…

Neste 10º aniversário do Festival da Zambujeira do Mar, que ocorreu de 3 a 6 de Agosto, a comunidade festivaleira cedo tratou de se instalar, e com a “invasão” de cerca de cinco mil dos nossos vizinhos espanhóis, era já muito difícil encontrar um local para montar a tenda no primeiro dia.

Falando com as pessoas, percebe-se que, acima de qualquer banda, é o espírito que conta – o espírito de juntar um grupo de amigos, partir para a costa alentejana, escolher um pedaço de terreno para acampar e desfrutar, então, daquilo que a organização tratou de oferecer.
E os presentes foram muitos.

Se o palco TMN recebeu as bandas com um maior nome conquistado, os palcos Planeta Sudoeste e Positive Vibes proporcionaram também grandes momentos.
O público destacou no primeiro dia os Mattafix e Gentleman – os primeiros com um som muito ecléctico abrangendo variadíssimos estilos musicais, e Gentleman com um reggae mais comercial.
No segundo dia, foram os Prodigy, com a sua sonoridada electro-punk, que proporcionaram um concerto muito poderoso à semelhança das suas outras actuações em Portugal.
A noite de sábado, por seu lado, pertenceu aos electrónicos Daft Punk, que fizeram com que o público esquecesse o seu cansaço já acumulado ao longo do festival.
Domingo foi mesmo o dia de Xutos e Pontapés, com cerca de 20 mil pessoas a entoarem em uníssono as suas velhas e novas faixas.

É importante ainda não deixar em branco os bons momentos vividos nos outros palcos.
Para começar, Seu Jorge. Do Universo Sudoeste, apenas algumas pessoas desfrutaram de um concerto muito intimista com o músico brasileiro, que procurou passar uma mensagem de intervenção social e de esperança.
Também as Nouvelle Vague e os Los de Abajo fizeram agitar o palco Planeta Sudoeste, com os covers da primeira banda e a energia dos segundos a deixarem a assistência com um gostinho de saber a pouco.
Finalmente, destacou-se mais no palco Positive Vibes o concerto de Israel Vibration, um grupo jamaicano com um reggae efectivamente muito positivo.

Agora é preciso esperar mais um ano.

Autor: Patricia Janeiro