Amiina No Santiago Alquimista

No passado dia 5 de Outubro, as Amiina estiveram de visita a Portugal. O Inside esteve lá e conta-te como tudo aconteceu.

O concerto das Amiina no Santiago Alquimista, no passado dia 5 de Outubro, foi uma agradável surpresa para os presentes. Não só porque estas quatro tímidas “meninas” islandesas (que perdem a vergonha mal começam a tocar) conseguem produzir uma sonoridade hipnótica mas, também, porque não é todos os dias que, em Portugal, temos o privilégio de assistir aos primeiros passos de um provável fenómeno musical. Isto porque são capazes de criar uma sonoridade universal passível de ser apreciada por indivíduos dos 0 aos 100.

Dizem que os nórdicos são pessoas frias e distantes, devido ao clima. Apresentam estatísticas de suicídios que justificam essa característica. Mas alguns, em vez de se entregarem às condicionantes ambientais, são capazes de canalizar essa angústia e transformá-la em algo que não é só um momento musical… é uma experiência emocional. E foi isso que as Amiina proporcionaram.

Quem não sabia que a banda era apenas constituída por quatro elementos (mais um baterista convidado) poderia pensar, pela quantidade de instrumentos em palco, que iria assistir a um concerto de uma orquestra. Mas não. Eram apenas quatro raparigas e nada estava ali para enfeitar. Tocam violino, violoncelo, guitarra, xilofone, órgão, sinos, copos, serrotes e muito mais… E o mais impressionante é que tudo faz sentido, tudo se encaixa, nada é forçado.

Apresentaram o seu primeiro álbum, de nome “Kurr”, e provaram que têm capacidade para, no futuro, fazer ainda mais e ainda melhor. Nós ficamos à espera… de um novo álbum e de um outro concerto. Porque quem lá esteve certamente que aconselhará quem não foi a não perder uma actuação quase transcendental.

Para apreciar: http://br.youtube.com/watch?v=39novn5B0-E

Autor: Nuno Barbosa