Anne Sofie Von Otter
Ciclo de Canto – Gulbenkian
A voz de Anne Sofie Von Otter distingue-se pelo rigor da sua técnica e pela singular expressividade da sua condição de actriz.
As suas qualidades permitem-lhe abordar repertórios muito diversos, que vão da ópera barroca até… aos sucessos planetários dos ABBA. O reputado maestro Marc Minkowski exprimiu a mesma ideia com outras palavras: “É um verdadeiro camaleão, capaz de cantar tudo, da música pré-histórica até aos Beatles”. Essa é a versatilidade que a aplaudida meio-soprano virá trazer ao Grande Auditório Gulbenkian, no concerto de abertura da Temporada Gulbenkian de Música 2006/2007, que terá lugar no próximo dia 4 de Outubro.
Depois do sucesso do seu último trabalho discográfico com Elvis Costello (For the Stars, DG), Von Otter dedicou o seu último registo precisamente aos temas dos ABBA que, recorrendo a palavras da própria cantora, tão bem recriaram a “suave melancolia escandinava”. Trata-se do CD I let de music speak (Deutsche Grammophon), título de uma das canções editadas pelo grupo sueco em inícios dos 80.
Anne Sofie Von Otter vai cantar repertórios vocais que, de facto, não costumam coexistir em concerto: para além da música Pop por intermédio de composições dos dois «Bs» dos ABBA, Björn Ulvaeus e Benny Andersson, chansons imortalizadas por Mistinguett e Édith Piaff e canções de Kurt Weill. A cantora estará em palco acompanhada por nove instrumentistas, entre os quais o pianista Bengt Forsberg, com o qual tem colaborado ao longo de toda a sua carreira.
Quarta, 4 de Outubro, 19h00
Grande Auditório
Anne Sofie von Otter Meio-Soprano
Bengt-Ake Risenfors Acordeão
Georg Wadenius Guitarras
Bengt Forsberg Piano e Teclados
Svante Henryson Contrabaixo
Anders Jakobsson Violino
Magnus Persson Percussão
Torbjörn Näsbom Violino e Nyckelharpa
Pär Näsbom Viola
Pär Grebacken Sopros
Brollan Söderström Electrónica
Autor: Paulo Cardoso Ribeiro